Home

De muitos ‘inhos’ se compõe o nosso futebol. A par de um campeonatozinho que insiste em brincar aos alargamentos e encurtamentos, às punições e indemnizações e às subidas e descidas, também os protagonistas dos três maiores clubes nacionais decidiram agora protagonizar uma infantil troca de palavrinhas como se ainda estivessem no recreio da pré-primária. Entre sujinhos, limpinhos e tolinhos, é caso para invocar as sábias palavras da minha avó e dizer: que coitadinhos.

Pior que constatar a existência desta triste brincadeira é ver que, tal como as palavras sem sentido que as crianças de 5 anos proferem aquando de uma birra, também estes pequenos graúdos não parecem fazer qualquer sentido. Jorge Jesus abriu o precedente ao afirmar que o jogo com o Sporting foi “limpinho”, quando na verdade o podia ter dito em os outros encontros da Liga Zon Sagres menos naquele, que de limpo pouco teve. Jesualdo Ferreira seguiu o exemplo e disse que a vitória sobre o Nacional foi “limpinha”, afirmação também ela pouco verdadeira uma vez que Marcos Rojo está em fora-de-jogo no lance em que marca o golo da vitória do clube de Alvalade. Como não podia deixar de ser, Vítor Pereira entrou na galhofa com a insinuação de que este “campeonato foi sujinho, sujinho”, mas a carapuça que pode servir ao Benfica encaixa também na perfeição na própria cabeça do treinador portista, especialmente para quem se lembra daquelas duas partidas em que Alex Sandro jogou como segundo guarda-redes. Para completar a briga de miúdos, José Eduardo Moniz ripostou com inoportunidade que o técnico azul e branco “está a ser tolinho, tolinho”, logo na noite em que o Benfica celebrava mais uma brilhante página na sua história com a conquista de um lugar na final da Liga Europa. Não seria melhor ter ficado calado?

Seria melhor terem-se mantido em silêncio, não apenas José Eduardo Moniz mas também todos os outros intervenientes deste acriançado episódio. Se é para falarem que falem as verdades, ou que pelo menos não mintam. Existem televisões e redes sociais onde é possível ver e rever vezes sem conta os jogos e os lances duvidosos, e hoje só se deixa enganar quem quer. Pouco adianta a um treinador fazer de guarda-costas de um árbitro ou a uma panóplia de dirigentes e comentadores energúmenos considerarem do poleiro da sua pseudo-sabedoria que o penalty não existe quando até o mais leigo dos cidadãos consegue ver o oposto. Não acrescenta nada de bom ao futebol que técnicos experientes venham para a televisão defender de sorriso cínico nos lábios que o triunfo da sua equipa foi inequívoco quando eles próprios sabem que não o foi. Envergonha o desporto rei assistir a casos em que clubes beneficiados pelas arbitragens durante décadas sucessivas vêm agora apontar o dedo aos mesmos indivíduos que tantos títulos lhes ofereceram de mão beijada. Insultos e trocas de palavras baixas entre figuras que deveriam zelar pelo engrandecimento desta arte só servem para denegrir o verdadeiro espectáculo que decorre dentro de campo e deslocalizar a atenção pública para questões irrelevantes. Mas talvez tenha mesmo que ser assim, e talvez o povo goste.

Os artistas da bola apostam cada vez mais em jogar fora das quatro linhas, os meios de comunicação atribuem protagonismo mediático a este tipo de quezílias para atrair a atenção do público, e as gentes aplaudem porque sempre se vão entretendo, rindo e ganhando tema para discutir no café. No entretanto de toda esta bola de neve, o futebol sai desprestigiado e vai perdendo a sua essência, e quando as conversas laterais começarem a interessar mais que o jogo jogado então deixaremos de ter um desporto para passarmos a ter mais um reality show. Este é já um futebol de tolinhos, um futebol muito mais sujinho do que limpinho; e coitadinhos de nós.  

Diogo Taborda desenhoDiogo Taborda

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s