Home

Que final de semana tão repleto de emoção. Na passada quinta-feira o mundo cristão celebrou o Dia da Ascensão de Jesus Cristo, aquele em que o Messias apareceu pela última vez aos seus discípulos e, depois de algumas palavras, ascendeu aos céus para nunca mais ser visto. Hoje, sábado, outro Jesus estará no centro das atenções, e dois dos três resultados possíveis lhe poderão dar asas para voar bem alto nas graças da legião benfiquista. A derrota, o tal final proibido, colocará Jesus a meio caminho do inferno, ou garantir-lhe-á no mínimo um lugar num purgatório onde o castigo será bem doloroso. E como Deus é injusto.

Oremos então à honra deste bem-dito treinador português. Não é preciso ser omnipresente para constatar que a temporada que o Benfica tem vindo a realizar aproxima-se em muito da perfeição. Um jogo ofensivo, pressionante, artístico, com muitos golos; um hino àquilo que o futebol deve ser. A final da Liga Europa foi garantida com mérito total, em termos internos o Jamor já há muito faz parte do calendário e o título de campeão nacional estava praticamente garantido… até ao empate em casa com o Estoril. Pois é, por excesso de confiança, falta de humildade ou acumulação de cansaço, os encarnados colocaram uma pedra no próprio sapato que se transformou num obstáculo decisivo neste sprint final da Liga Zon Sagres. E muito embora a quinta-feira já tenha passado, o jogo entre Porto e Benfica colocará certamente uma das equipas a levitar por entre as nuvens e a outra diante de um cruel tribunal da inquisição composto por adeptos raivosos e sedentos de sangue. E como Deus é injusto, por que razão não pode haver o céu para todos?

E se a saída de Vítor Pereira parece já ser um dado adquirido, o futuro de Jorge Jesus está mais na corda bamba do que aquilo que aparenta. Depois da humilhação de perder o campeonato em pleno Estádio da Luz na época 2010/2011 e de na temporada seguinte voltar a ser derrotado na sua casa pelo clube das Antas na polémica partida apitada por Pedro Proença que na altura conferiu uma vantagem de três pontos aos nortenhos à jornada 21, os adeptos benfiquistas não vão aceitar morrer na praia novamente. Proença terá como sempre plenos poderes para colocar a aura na cabeça de um dos dois técnicos (não fosse ele considerado o melhor árbitro do mundo), e quem sabe se desta vez não decide dar um beijinho no menino Jesus e atribuir-lhe com isso um pedestal tão sagrado como aquele ocupado pelo Outro lá de cima. A história poderá desta vez inverter-se, o Benfica poderá conseguir impor a superioridade demonstrada ao longo de todo o ano e ser campeão no Dragão. Talvez Jesus alcance mesmo o céu, e talvez Deus não seja assim tão injusto.

Chegados ao domingo da ressaca de tanta agitação, as igrejas estarão cheia de crentes com vontade de celebrar a uma só voz a Ascensão de Jesus, e nós saberemos se o outro Jesus, o encarnado, conseguiu encontrar o caminho para o sucesso ou se a força da gravidade o puxou outra vez para um destino que se tem revelado inevitável. Tal como dois anjos desceram à terra logo após a ascensão de Jesus Cristo para dizerem aos discípulos que Ele voltaria do mesmo modo que havia subido, também o anjo Vieira poderá aparecer sobre as cabeças encantadas dos benfiquistas para anunciar que o seu querido Jesus voltará na época seguinte para conquistar mais títulos; basta que o Benfica seja campeão. Se tal não acontecer e o Porto conseguir a vitória, o clube da Luz corre o risco de entrar numa espiral recessiva bem capaz de culminar numa catástrofe na final europeia frente ao Chelsea. E com toda a justiça, é aí que Jesus passa de bestial a besta, de amado a odiado, do paraíso para o inferno, e nenhuma Bíblia Sagrada lhe trará a salvação.

Diogo Taborda desenhoDiogo Taborda

Advertisements

2 thoughts on “O Dia da Ascensão de Jesus

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s