Home

O «Palavras ao Poste» esteve em Alvalade na apresentação do novo treinador dos leões, o madeirense Leonardo Jardim. Entre os diversos adeptos anónimos e personagens reconhecidas do universo leonino, conseguimos chegar à fala com o Dr. Daniel Sampaio. Primeiro pessoalmente e depois por escrito, a disponibilidade e simpatia do entrevistado foi total. Agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, o irmão do ex-presidente Jorge Sampaio é uma personalidade multifacetada da sociedade portuguesa: reconhecido como psiquiatra, escritor e professor universitário.

Apesar de uma vida profissional e pessoal atarefada, não se coibiu de encontrar tempo na agenda para ajudar o amigo Eduardo Barroso. Aceitou o cargo de vice-presidente (mais tarde presidente interino) da, anterior, mesa da Assembleia Geral do Sporting. O mandato foi conturbado: houve polémicas com Paulo Pereira Cristóvão e diversos choques com a presidência de Godinho Lopes, que foi eleito por uma lista diferente. As controvérsias foram muitas. Daniel Sampaio foi agredido, sofreu pressões, mas resistiu e conseguiu levar a bom porto o desígnio de ouvir os sócios do Sporting.

Num entrevista franca, clara e sem fugas ou subterfúgios, o ex-presidente interino da Mesa da Assembleia Geral Leonina aborda as polémicas com Godinho Lopes, faz um balanço do seu mandato e perspectiva um futuro auspicioso para o seu Sporting.

Palavras ao Poste: Após a turbulência que marcou o anterior mandato directivo, acha que a paz chegou a Alvalade? Olha com esperança para o futuro e para o aproximar dos sócios ao clube?

Daniel Sampaio: Os últimos dois anos configuraram uma gestão desastrosa a nível financeiro e desportivo. As eleições, que decorreram com verdade e transparência (bem diferentes das anteriores…) demonstraram grande vontade de mudar. Tenho muita esperança no trabalho de renovação que está a ser feito e total confiança no actual conselho directivo.

Preferia a continuidade de Jesualdo Ferreira ou está satisfeito com a contratação de Leonardo Jardim?

Os resultados de Jesualdo foram apenas razoáveis. Sendo um treinador caríssimo, foi certo mudar. A escolha de Jardim parece-me excelente.

Sente-se reconhecido pelos adeptos leoninos pelo trabalho que fez como vice-presidente da mesa da assembleia geral? Acredita que desempenhou correctamente as suas funções?

(Antes de responder é interrompido por um adepto que lhe agradece pela coragem neste processo) Sem dúvida. Recebi de muitos sócios manifestações de apoio. A minha auto-avaliação é que, sem falsa modéstia, contribuí decisivamente para a audição dos sócios, que decidiram pedir uma assembleia geral, completamente legal. A anterior direcção tudo fez para que não se cumprisse o requerimento dos sócios, inclusive recorrendo aos tribunais. Tiveram grande derrota. No tribunal e nas eleições.

Voltava a ter um cargo administrativo no Sporting? Porque recusou o convite de José Maria Ricciardi para ser presidente do Sporting?

Não. Fiz o meu dever e é tudo. Não tenho competência nem tempo para ser presidente do Sporting.

O que acha que tem impedido o Sporting, nos últimos anos, de estar à altura da sua grandeza?

Péssima gestão, financeira e desportiva.

Considera justo ter sido “culpado” por Godinho Lopes pelos fracassos nas contratações no fecho do mercado de Janeiro? Porque acha que o presidente leonino tomou essa posição?

Essa acusação é ridícula, mas justificada. Godinho Lopes sabia bem que eu nunca vacilaria um segundo na minha determinação em ouvir os sócios. Foi por isso que me atacou, nem tendo sequer uma palavra sobre as falsas acusações de que fui alvo.

Como se sentiu, após a agressão de que foi alvo, na conferência de imprensa de apresentação da Assembleia-Geral em Alvalade? Acredita que possa ter sido algo orquestrado por desafectos seus na direcção ou membros das claques organizadas?

Foi um acto premeditado. Ninguém de boa-fé vai para uma sessão de esclarecimento com ovos no bolso. Senti que estava firme a lutar pelas minhas ideias e pelo Sporting. Fiquei muito contente com o comportamento da mesa da Assembleia Geral.

Paulo Pereira Cristóvão acusou-o de mentir sobre o facto de ter revelado que este lhe tinha apresentado mensagens íntimas da vida dos jogadores. O ex inspector da PJ levantou ainda suspeitas sobre a contratação do seu filho, também psicólogo, para colaborar com o Sporting. O que tem a dizer sobre esta matéria?

Não vou comentar declarações de um arguido que aguarda julgamento.

As elites sportinguistas, no geral, sempre foram contra a eleição de Bruno Carvalho e revelaram um certo receio dessa possibilidade. Na sua opinião, porquê?

Algumas elites (pessoas com apelidos com consoantes dobradas, como lhes chamei na altura) sempre quiseram controlar o clube com desrespeito para com os sócios. Espero que isso tenha acabado.

Acha que esta elite vai dificultar a vida ao novo presidente do Sporting?

Vão tentar, mas não terão sorte. O seu reinado acabou.

eduardo_barroso_e_daniel_sampaio_1982cbdf_400x225Como descreveria a sua relação de profunda amizade com o Dr. Eduardo Barroso? É fácil trabalhar com ele, tanto profissionalmente como no Sporting? Qual dos dois é mais fervoroso enquanto adepto?

É um amigo de luxo. É mais emotivo do que eu, mas somos ambos sportinguistas de coração.

O doutor exerce a sua profissão, tem diversos livros e estudos publicados, é professor universitário, colaborador em alguns meios de comunicação e chefe de família. Como consegue conciliar tantas responsabilidades?

Com muita organização.

Portugal vive graves problemas financeiros, políticos e sociais. Acredita que a crise ao nível de valores familiares e de educação, no nosso país, pode ser uma das principais causas do momento conturbado que vivemos?

A crise é do sistema político, mas afecta as famílias. Mas estas resistirão.

Deixe uma mensagem aos leitores do Palavras ao Poste em geral e aos Sportinguistas em particular.

Parabéns pelo blogue. Aos sportinguistas: apoiem a equipa e a direcção, estamos no rumo certo.

GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO ENTRE
EM https://www.facebook.com/palavrasaoposte, CLIQUE ‘GOSTO’ E
ACOMPANHE OS ARTIGOS DIÁRIOS DO PALAVRAS AO POSTE!

 

SONY DSCBruno Gomes

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s