Home

A noite de ontem mostrou ao mundo que a genialidade do futebol brasileiro continua bem viva. O regresso do velho e seguro Júlio César, as arrancadas de Dani Alves, Marcelo e Hulk, a segurança do gigante Thiago Silva e do fiel escudeiro David Luiz, suportadas pelo miolo de aço formado por Paulinho e Luiz Gustavo (e que dupla!!) permitiram libertar os pés de veludo de Óscar (andavam bem escondidos) e soltar o indomável Neymar e o insaciável Fred (um eterno matador que já merecia brilhar assim).

Quantidade e qualidade o Brasil sempre teve. Scolari deu uma pincelada de organização táctica, uma mãozinha de motivação, o público ajudou e a canarinha fez jus à sua história e vergou com muita classe a Fúria Espanhola. O habitual tiki-taka do adversário foi engolido pela pressão e intensidade de jogo brasileiro. A estrelinha da sorte que Felipão carrega nas selecções brilhou novamente com golos em momentos decisivos, a abrir e a fechar a primeira etapa e a iniciar a segunda. É verdade que a Espanha teve menos um dia de descanso e jogou um prolongamento frente à Itália, mas olhando para o super banco de Del Bosque, não creio que justifique tudo. Assim como duvido que o mundo da redondinha tenha novo dono e que haja alguém mais favorito no próximo mundial do que a equipa capitaneada por Casillas. A Espanha é campeã da europa de sub-19 (e a grande favorita a vencer o Mundial sub-20), bicampeã da europeia em sub-21, bicampeã da Europa e campeã mundial com a selecção A. Portanto hegemonia total. São poucos os países com jogadores de craveira em todos os escalões que com um trabalho de base bem feito (os nossos vizinhos são um excelente exemplo) podem assumir o topo do futebol mundial. Alemanha, França, Holanda ou Brasil são, cada uma dentro das suas limitações, candidatos de relevo mas que a meu ver irão demorar algum tempo a atingir o estilo, conceito, trabalho de formação e organização de jogo que está implantada no futebol espanhol. Um trabalho profundo demora a dar frutos.

Os Hermanos podem não vencer um título, pontualmente, nós próximos anos mas tendo em contas as suas próximas safras dificilmente vão perder o trono. Nessa perspectiva anseio pela vitória do Brasil no Mundial do ano que vem. Não só pelas minha raízes e pelo respeito que a equipa das 5 estrelinhas, mas também por ser uma das poucas alegrias que milhões de brasileiros bem precisam. Com certeza a FIFA vai dar uma mãozinha, o público vai estar ao rubro e os atletas convocado por Luiz “Motivação” Scolari, vão deixar o sangue em campo para honrar a camisola amarela. Não sei se vai nascer um novo dono no futebol mundial, mas que no país do futebol este está prestes a vir ao mundo, não tenho dúvidas.

04cartazesbramexparte1gettyA grande vitória da Copa das Confederações foi saber que o povo que mais ama o futebol (e quem conhece o brasileiro sabe bem do que falo) conseguiu que a vergonha que se passa há anos no país e se agravou com a Copa, não atirasse areia para a cara da população. A competição não foi apenas uma forma de dar alegria ao povo, com vitórias vãs e ocas que além da felicidade instantânea traduzem-se numa mão cheia de nada. O brasileiro, no geral, vive uma situação de desespero absoluto: não tem educação, sofre com a saúde pública e com um sistema político que favorece a corrupção à descarada e mina o crescimento de uma nação riquíssima, para alguns, mas que devia ser para todos.

Daqui a uns anos saberemos se a Espanha continua a ser o líder do futebol no mundo. Hoje não tenho dúvidas em afirmar (os próximos desenvolvimentos espero que me dêem razão) o Brasil encontrou um novo dono: o povo.

Se isso será prejudicial ou favorável, só o tempo dirá, mas é evidente que “está nascendo um novo líder”.

GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO ENTRE
EM https://www.facebook.com/palavrasaoposte, CLIQUE ‘GOSTO’ E
ACOMPANHE OS ARTIGOS DIÁRIOS DO PALAVRAS AO POSTE! 

Bruno GomesSONY DSC

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s