Home

bruno59787343817730213Há precisamente dois meses, escrevi aqui neste espaço sobre o grande desafio de Bruno de Carvalho à frente do Sporting e a premência de alguns dossiers que seriam decisivos para o cumprimento do seu mandato “A bomba-relógio de Bruno de Carvalho”.

Agora, quase a fazer quatro meses como presidente dos leões, a conclusão a que se chega é que nem um destes processos foi resolvido. Eram de prever estas dificuldades, em virtude da gestão danosa da anterior direcção, mas que as coisas iriam estar basicamente na mesma quatro meses depois, nem no pior dos pesadelos. É muito mau. É péssimo.

A novela Bruma é o caso mais grave e aquele que mais põe em causa a direcção liderada por Bruno de Carvalho. Porque independentemente da grande responsabilidade sobre a gestão deste processo dever ser imputada a Godinho Lopes, quatro meses são mais do que suficientes para fechar a renovação com o jogador mais promissor da Academia Sporting e aquele que no futuro mais dinheiro poderia render ao clube. Como já tinha defendido, Bruno de Carvalho foi eleito para isso mesmo, para resolver todos estes problemas cujas soluções a anterior direcção não teve habilidade para encontrar. De 24 de Março até hoje, Bruma foi-se valorizando num Sporting treinado por Jesualdo Ferreira, vendo a sua cotação subir a cada jogo disputado na Liga portuguesa. Os leões tiveram tempo, portanto, para acertar a renovação com o jogador antes de uma previsível valorização no Mundial de Sub-20. Mas não o fizeram.

E o resto é o que se sabe. Apesar da eliminação nacional, Bruma foi o protagonista da equipa e um dos destaques da competição, com cinco golos marcados e exibições de encher o olho.  E a verdade é que a suposta “defesa dos interesses do Sporting” e a guerra aberta com os empresários mais não foi do que o adoptar de uma posição de intrasigência sem sentido e o prolongar da atitude negligente de Godinho Lopes para com o jogador.

A sensação que fica é que Bruno de Carvalho nunca percebeu, até hoje, a verdadeira dimensão do problema e a absoluta necessidade de renovação com o avançado luso-guineense,  custasse o que custasse. É certo que a redução de custos com o plantel e a intenção de fazer prevalecer os interesses do clube acima de tudo o resto são naturais e até legítimas, é esse o caminho a seguir.  É certo que o Presidente do Sporting não queria fazer de Bruma um novo Adrien Silva e potenciar novas assimetrias gritantes nas folhas salariais do plantel, o que é compreensível. Mas deveria ter tido a perspicácia, ou pelo menos ter sido assessorado para isso, de perceber a diferença entre um e outro jogador. Fundamentalmente perceber o talento que tinha entre mãos, os valores económicos e desportivos em causa e o enorme prejuízo que o falhanço da sua renovação iria acarretar.

777337Em vez disso, Bruno de Carvalho foi sempre deixando arrastar este processo, não se mostrando muito preocupado com o desfecho dramático do caso que agora se concretiza. Arriscando na pressão exercida, primeiro, sobre o empresário do jogador, e depois sobre o seu tutor e advogado, seguindo uma estratégia de ping-pong de trocas de acusações através da comunicação social, o Presidente do Sporting revelou uma falta de traquejo e inteligência negocial que nesta altura só dá razão a todos os que o foram chamando de garoto em camanha eleitoral e já depois de empossado. Sem nunca ter prestado uma declaração de intenções e demonstrado apoio e até carinho para com o jogador (um miúdo de 18 anos), Bruno de Carvalho preferiu partir desde logo para o ataque e colocar Bruma e os seus representantes no lado dos “inimigos”, adoptando uma visão manequeísta que no futebol ou em qualquer negociação que seja não faz sentido.

Com tudo isto quem sai prejudicado é o Sporting, que por se ter recusado a pagar 1 milhão, vai acabar por ficar sem 30 ou 40 no futuro. É a dura realidade e a crónica azelhice dos leões a queimar a formação de Alvalade, habituada a ver partir os seus craques e a tirar proveitos 0 de todo o tempo e dinheiro gastos com os jovens que fazem da sua vida o futebol e da Academia Sporting a sua casa.

Em todo este processo, são naturalmente muito questionáveis as boas intenções de Catió Baldé e Bebiano Gomes, assim como não é de excluir  a sua submissão a pressões e euros sussurrados pela calada e trazidos por ventos e aragens do norte, como é costume. Mas o que salta à vista, acima de tudo, é a falta de competência do Sporting, tantas vezes apontada por Bruno de Carvalho, mas que, está mais do que visto – e esta é mesmo a prova viva disso mesmo-, vai vigorando em Alvalade.

Se no Sporting era tudo complicado, se se deixavam sair as pérolas da Academia para os rivais, se tudo o que se passava no clube passava para os jornais, e se não havia capacidade para criar uma ligação dos jogadores com a instituição, pois bem, tudo isso persiste.

É bem verdade que houve uma reestruturação financeira pelo caminho (cujos contornos continuam por apurar), e muitos outros dossiers urgentes para resolver, mas estes, que afectam directamente a equipa de futebol, aquela que verdadeiramente interessa aos sportinguistas e que faz girar tudo o resto, são aqueles que deveriam ter sido prioritários e que deveriam estar fechados há semanas. Porque houve tempo para isso.

Hoje em dia, no Sporting, chega-se ao cúmulo de se considerar que os processos de renovações com os jogadores cujo contrato termina no “longínquo” ano de 2015 não são prioritários. Já sem Bruma, permanecerá (?) em Alvalade um mais que contrariado Tiago Ilori (por todo o desgaste igualmente envolvendo o presidente leonino – e muito potenciado por este – e o empresário Pini Zahavi), para além de João Mário, Ricardo Esgaio, André Martins, Tobias Figueiredo, Carlos Mané, etc etc. E assim vai (e continua) o reino do leão, desvalorizando hoje o que é prioritário e que amanhã já não terá solução, auto-flagelando-se de todas as maneiras e feitios.

ngE430E89E-93EB-4926-B910-ACD3ED919488Enquanto isso, o Director de Futebol Augusto Inácio , que poderia (e deveria), ter tido aqui um papel importante neste processo, vai contratando uma série de jogadores de qualidade duvidosa, provavelmente tendo o raio de acção que não lhe foi permitido na Roménia, no Vaslui, onde a sua intenção de contratar uma parafernália de jogadores da segunda liga portuguesa, com comissões e prémios de assinatura envolvidos e com “destino incerto”, foi motivo para ser convidado a sair do clube romeno.

À ineficácia no fecho das renovações junta-se a estranha estratégia de contratações do Sporting, que se torna ainda mais questionável por ter sido iniciada apenas há algumas semanas, e não desde o começo do mandato desta nova direcção, ou antes deste se ter iniciado, até. O médio Rafa, do Feirense, que Augusto Inácio se lembrou de contratar há duas semanas, por exemplo,  já tinha acertada a sua ida para Braga há pelo menos dois meses. Inácio permaneceu no Moreirense e Bruno de Carvalho considerou que seria normal começar a preparar a pré-época apenas quando a última temporada terminasse (como se algum clube grande trabalhasse assim). E assim deu mais um tiro no pé.

Depois a actuação virada para a imprensa e para os jornais, que BDC tanto criticou e critica, através do discurso, mas cujo comportamento se encarrega de contrariar, fazem com que o Sporting continue a não ser o tal “clube blindado” tão falado em campanha. Um clube onde tudo se sabe, onde tudo se faz por se saber.

Enquanto o campeonato não começar, e as bolas não forem ao ferro, haverá margem para segurar os apoiantes do “Presidente” e ir chamando de mercenário e outras coisas piores a Bruma e companhia – onde é eu já se viu isto?-, para além de ir desresponsabilizando esta nova direcção por todos os auto-golos que for marcando à margem do jogo e do relvado. Mas esta margem é coisa pouca para quem tem revelado não ter capacidade para dar a volta aos problemas do futebol do Sporting.

Apesar deste quadro dramático, Bruno de Carvalho tem ainda um trunfo que pode ser a sua tábua de salvação: Leonardo Jardim. Bruno acertou na escolha e poderá ter no técnico madeirense o suporte para todos os erros que tem cometido ao longo destes meses. Fazendo justiça ao mérito da escolha, assim como a  tudo o que de bom trouxe para o clube leonino, Bruno de Carvalho  não poderá adormecer nos restantes processos de renovações assim como o fez com Bruma, e deverá ser tão intransigente na defesa do “seu treinador” quanto foi na guerra que quis abrir com os empresários do futebol (com consequências infrutíferas até agora, a não ser em prejuízo do clube). Até porque Leonardo Jardim não é um treinador fácil e não terá quaisquer problemas em bater com a porta, como de resto o seu percurso pode atestar.

Resultado desta caldeirada: o defeso do Sporting está a correr da pior maneira possível para Bruno de Carvalho, e no caso do actual estado das coisas seguir a tendência dos últimos quatro meses o final desta história, acredito, não vai ser bonito. Bruno não tem euros, provavelmente não terá director desportivo, e daqui a pouco não terá os maiores jogadores da Academia na sua equipa do coração. Porém, pior que não haver dinheiro, é não haver competência, e essa é a maior ameaça ao futuro do clube de Alvalade e do presidente eleito há nem meia dúzia de meses.

GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO ENTRE
EM https://www.facebook.com/palavrasaoposte, CLIQUE ‘GOSTO’ E
ACOMPANHE OS ARTIGOS DIÁRIOS DO PALAVRAS AO POSTE! 

???????????????????????????????André Cunha Oliveira

 

 

Anúncios

8 thoughts on “Adeus Bruma, adeus Bruno?

  1. Entao o Bruno de Carvalho tem culpa de todo o esterco que fez o Godinho Lopes? O BdC mandou o Zahavi fora, restruturou a economia do Sporting com um novo acordo inteligente com a banca, acabaram-se os tachos… E nao cumpre nada? Entao o Bruma joga a titular sem ter contrato e a culpa é do Bruno? As lambuçagens têm de acabar isto é melao.

  2. Desculpa, mas acho que só podes estar a gozar com o que escreveste aqui. Qual é o objectivo? Achas então que o Bruma e os seus empresários têm razão? Estaríamos muito mal se o BDC se deixasse levar por 2 ou 3 empresários que só estão a ver euros à frente.No próximo ano já tinhas miúdos de 15 e 16 anos a pedir contratos milionários. Acho que andas um pouco fora da realidade e não sabes o que estás a dizer. O bruma não é nenhum Cristiano. E bom jogador mas ainda tem muito que crescer. E mais, tenho quase a certeza que o bruma só não assinou devido aos empresários e propostas tentadoras que estão a chegar de fora. Tens que rever a tua opinião.
    Saudações Leoninas

  3. Queria partilhar a minha opinião. Primeiro dizer que sou benfiquista.
    Em seguida, que as coisas podem não ser tao más como parecem ser porque como todos os humanos comuns, erramos e o Presidente leonino não está isento disso. Existem opções erradas não minto e não renovar com o Bruma foi grave. Este Presidente na minha opiniao veio unir todos sportinguistas que querem ver o clube imergir, começando pelo que achou essencial, arrumar a casa travando despesas. Mas o foco dele peca por ser muito inflexivel em relação a outros aspectos não menos importante que são os jogadores que merecem certo tipo de despesas em nome do Clube.

  4. Bem so tenho a perguntar se acha que o bruno está a fazer mau trabalho em relação ao puto diz me se tu quando vais para negocial um inventual contrato de trabalho mandas os teus mandatários e ficas em casa ou vais também pra saber as condições é que a questão aqui é os mandatários do menino n aceitaram que o menino estivesse presente na reunião para mim falta de ética da parte do bruma e dos seus mandatários eu para renovar contrato com o meu patrão estou presente como qualquer outra pessoa. Se o bruno aceitasse as condições todas a maneira dos mandatários do menino bruma amanha estaria os restantes funcionários do clube a fazer o mesmo.Comcordo a 100% atitude do nosso presidente a resolver toda a porcaria que antiga direção a qual vejo que era do teu agrado. N é um puto de 18 anos que pode ver a ser um paim que vai causar estragos no nosso clube mais ainda se o dizem que o contrato já terminou pra quÊ tanta novela e virem pedir anulidade de contratos se o dizem que já n existe virem dizer que teem proposta de clubes com que fundamento se ele n tem contrato como falam. Abre os olhos e deixa de Criticar o nosso presidente que esta a resolver toda a merda que as direcçoes que vosses meteram para destruir o meu clube

  5. há um velho ditado que diz: ” QUEM ESTÁ NO CONVENTO É QUE SABE O QUE VAI LÁ DENTRO ” ., . , e por este artigo me parece que és uma pessoa muito bem informada da realidade interna do SCP,, , ou não. . Este artigo foi apenas mais um dos tantos e das tantas barbaridades que se tem dito sobre este caso . ,. , . , é que meu caro amigo , certezas na vida o senhor só tem duas . ,. , a certeza que nasceu e a certeza que vai morrer e tudo o resto que possa ser dito por si aqui ou noutras redes vale o que vale . , ., . ,muitas vezes o silencio diz mais que mil palavras . , ., . , . SAUDAÇÕES LEONINAS ., .

  6. Portanto segundo a opinião do autor/a deste texto o Sporting devia ter cedido as pressões e pagar 1Milhão como prémio de renovação a Bruma (18 anos!!!) que é um jogador da casa, que ainda não há 100% de certezas que venha a ser o que o seu potencial (enorme) indica.
    Também segundo a opinião deste autor Augusto Inácio apenas fez contratações duvidosas (ainda nem tivemos oportunidade de ver ninguém) e fala de “esquemas” na Roménia (provavelmente boatos)
    Penso que apesar de legitima a opinião é apenas mais um texto anti Bruno de Carvalho e daqueles que ainda não cairam em si (ou não querem saber) no aspecto que o Sporting tem pouco dinheiro para contratações, não podemos ceder a exigências de miudos de qualquer maneira só porque sim e o jogadores contratados estão ao nivel do orçamento (fulcral redução no mesmo para a sustentabilidade/não falência do Sporting)
    Cumps e VIVA AO SPORTING!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s