Home

PostigaDe carinha laroca, sorriso maroto e cabelo impecavelmente penteado, confesso que a imagem de Hélder Postiga me causa comichão. A minha alergia ao internacional português não é recente, mas foi agora reactivada com a notícia da sua transferência para o Valência. Ao que parece, Postiga poderá até herdar a camisola 9 que pertencia a Roberto Soldado, possibilidade que me faz coçar a cabeça enquanto penso: “coitados, não sabem eles no que se estão a meter”.

Pois é. Quando falo em Hélder Postiga nestes termos oiço quase sempre respostas intrigadas que me dizem que “ele não é assim tão mau” e que “até vai marcando uns golos pela Selecção”. Esta é uma ideia partilhada por um grande número de adeptos de futebol e sustentada por sábios comentadores desportivos que insistem em transformar Postiga num craque de classe mundial. “Goleador”, “matador”, “tecnicista”: muitos são os adjectivos utilizados para caracterizar o avançado agenciado por Jorge Mendes, onde se destacam as recentes declarações de Ricardo Costa, agora seu companheiro nos ‘Los Che’, que opinou que Postiga é um jogador “móvel e muito rápido”. Irónico, não vos parece?

Em poucas palavras, o meu afecto por Hélder Postiga remonta à época de 2010/2011. Como sportinguista que sou, comprei a Game Box e marquei presença em Alvalade em todos os jogos. E é através da observação ao vivo e a cores que posso garantir que ver Postiga a jogar pelo nosso clube é simplesmente desesperante. Molengão, sempre a correr para lado nenhum, perdulário como ninguém na hora de colocar a bola dentro da baliza, assim foi a prestação de Postiga de leão ao peito, e os números não me deixam mentir: 43 jogos realizados correspondentes a 3118 minutos em campo, 12 golos marcados. Contas feitas, dá uma média de 0,28 golos por jogo, o que significa, por outras palavras, que o temido ponta-de-lança precisou de qualquer coisa como 260 minutos (quatro horas e vinte minutos!) para efectuar cada remate certeiro. Na reabertura de mercado eu só pedia que o terrível 23 saísse do Sporting, nem que fosse a custo zero. Felizmente as minhas preces foram ouvidas e o Saragoça do intransponível Roberto foi o seu destino.

Alegam agora os defensores do talentoso Hélder Postiga que os 14 (!) tentos facturados na época transacta pelo internacional português (alguns deles em jogos importantes da Selecção Nacional) são a prova da sua qualidade. Mas esquecem-se que Postiga só é titular na formação de Paulo Bento porque o seu único concorrente é um rapaz corpulento com uma atracção quase fatal pela picanha, e ignoram que numa equipa onde figuram extremos com a qualidade de Ronaldo e Nani é normal que o ponta-de-lança de serviço vá marcando alguns golos. E nem vale apenas falhar nos falhanços clamorosos a que todos têm oportunidade de assistir e que ninguém parece querer lembrar.

Mas esta parece ser uma verdade bem escondida, e o Valência foi o último a cair na cantiga. Orgulho nacional para uns, real pesadelo para outros, Postiga vai agora colocar à prova o seu talento e provocar o desalento nos adeptos de um emblema que luta por muito mais do que a permanência. Há jogadores talhados para jogar em equipas pequenas e incapazes de alinhar ao lado de vedetas de calibre superior. O percurso de Postiga é exemplo disso mesmo com passagens sucessivamente fracassadas por clubes como o Porto e o Sporting, e esta nova aventura por terras espanholas apenas dará sequência a esta frustrada sucessão de etapas que aparenta tão cedo não querer terminar.

GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO ENTRE
EM https://www.facebook.com/palavrasaoposte, CLIQUE ‘GOSTO’ E
ACOMPANHE OS ARTIGOS DIÁRIOS DO PALAVRAS AO POSTE!

Diogo Tabordadiogo-taborda-desenho-e1360007654750

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s