Home

Quando eu era criança o meu querido pai adorava juntar-se a mim e aos meus irmãos para nos rirmos, aos domingos, da impagável dupla, cinematográfica, Trinita (Terrence Hill) e Bud Spencer. O meu irmão mais velho e eu tomamos o gosto à coisa e ficamos viciados pelo clássico “Foi-se o Tesouro, Ficou o Amigo”Uma película cheia de pancadaria, fortes risadas e uma mensagem subliminar de que o companheirismo e a amizade não se deviam subjugar à força do dinheiro.

Infelizmente na vida real as coisas não são como nos filmes. Principalmente no mundo do futebol, embora diversas vezes ainda roçarem o inimaginável.

Apesar de não ser ainda oficial o Sporting está prestes a perder dois tesouros e a encaixar cerca de 20 milhões de euros. Tiago Ilori está com um pé no Liverpool e Bruma a caminho do Galatasaray.

O primeiro embora talentoso e com lugar neste plantel, tem o empresário em choque com os leões, recusa-se a renovar e foi encostado na equipa B. Apesar de ainda ser uma incógnita, acredito que se ficasse no Sporting iria afirmar-se definitivamente e no futuro seria um activo demasiado valioso. Contudo, tendo em conta que o Sporting tem as três vagas para centrais fechadas, Tobias Figueiredo e Rúben Semedo prontos a explodir, Fokobo e Nuno Reis em caso de urgência, não deixa de ser um belo negócio vender um encostado nestes moldes.

O caso Bruma é mais complicado. O jogador queria ficar, mas também não se importava de ir… Os seus representantes é que sabiam e para eles, famintos por verdinhas, uma transferência era obviamente mais apelativo. Apesar de ganhar na justiça o Sporting acabou por ceder: o acordo entre as partes foi quase impossível, o ambiente não era favorável ao regresso (algo que acredito ser reversível) e a tentadora proposta do Galatasaray ditou o fim da novela.

Desportivamente Bruma dava um jeitão ao plantel, que depende em demasia dos rasgos do irregular Carrillo. Financeiramente poderia render um valor muito avultado dentro de 1/2 anos mas ganhar 12 milhões por um atleta que daqui a 5 meses pode assinar a custo zero, por outro clube, é um belíssimo negócio.

Se Capel também abandonar Alvalade, faz todo o sentido a entrada de um extremo de créditos firmados. Diogo Salomão não dá garantias e Esgaio é ainda uma alternativa interessante de banco. Caso permaneça e tendo em consideração os objectivos do Sporting, o jovem plantel – com o auxílio da equipa B, tem condições de dar conta do recado.

Ilori e Bruma podem não ter ficado, até contra a vontade de vários sportinguistas, mas talvez tenha sido melhor. A falta de vontade e compromisso com quem os formou e com os colegas ao longo destes processos poderia ser mal vista no balneário. Afinal, os bravos leões de Jardim têm treinado com afinco e suado a camisola em campo. Para muitos deles não seria justo ver os dois rapazes, quase sem pré-época e um com muitas faltas à mistura, integrarem-se na equipa e roubar as suas vagas no grupo leonino. O conjunto verde e branco está unido. Todos remam para o mesmo lado e perseguem um ideal. Juntos, compactos e totalmente entregues a uma causa. Não me parece que rapazolas com a cabeça nos milhões, de outras paragens, encaixassem aqui bem. Há valores que falam mais alto que o dinheiro e para se vencer na vida, assim como no desporto, o bom ambiente, o espírito de união, a solidariedade de grupo e a amizade são fundamentais. Foi-se o tesouro, ficaram os amigos. E quem não me garante que isso seja suficiente? Afinal o que seria de nós sem os amigos?

GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO ENTRE EM https://www.facebook.com/palavrasaoposte, CLIQUE ‘GOSTO’ E ACOMPANHE OS ARTIGOS DIÁRIOS DO PALAVRAS AO POSTE! 

SONY DSCBruno Gomes

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s