Home

O Benfica perdeu os dois últimos campeonatos nacionais na ponta final mas nem isso me convence que do outro lado existiam mais e melhores opções. Pelo contrário, Jorge Jesus teve sempre melhor plantel que Vítor Pereira. Este ano, quando tudo indicava o contrário (sobretudo com as primeiras aquisições do FC Porto que visavam colmatar a falta de opções para o banco), o fosso ficou maior.

O Benfica comprou muito e nalguns casos bem, sendo que por outro lado não perdeu nenhum jogador relevante. Melgarejo foi o único dos mais utilizados na temporada passada a partir, numa perda pouco relevante dada a pouca qualidade do intérprete na função que Jesus lhe reservou. Já o FC Porto viu partir dois jogadores fundamentais das temporadas passadas (James e Moutinho). Bem sei que fez muitas compras e acredito que as soluções são agora mais variadas que na temporada passada (alguém se lembra dos jogadores que Vítor Pereira levou para o banco no jogo da Luz?). Mas o onze inicial é, para já, inferior em qualidade e fiabilidade.

Jorge Jesus tem nas suas mãos o melhor plantel desde que chegou à Luz. Melhor mesmo que aquele com que foi campeão, sobretudo se tivermos em conta as inúmeras opções de qualidade para os vários sectores, com casos de dois e três jogadores acima da média para a mesma posição. É também, na minha opinião, um dos melhores plantéis da Liga Portuguesa dos últimos anos.

Já aqui fiz uma análise dos valores envolvidos nas aquisições de Benfica e FC Porto para o sector recuado, o tal que ganha campeonatos. É aí que o FC Porto é mais forte. Já o era nos anos anteriores e reforçou-o neste mercado, deixando claro que no Dragão há consciência que a velha história das equipas construídas a partir de trás continua a ser mais que uma fábula. Os encarnados têm agora mais opções para a defesa e a aquisição de Siqueira no fecho do mercado vem resolver um dos vários problemas identificados neste sector. Mas a lateral direita com Maxi e a baliza com Artur deixam muito a desejar na comparação com Danilo ou Hélton (sobretudo este!). E com o buraco táctico há muito identificado, um quarteto defensivo com Dani Alves, Lahm, Piqué e Pepe também iria sofrer na pele.

Mas quando avançamos no terreno, a tendência inverte-se. E de forma clara. Se na temporada passada, as perdas de Javi García e Witsel faziam antever uma época desastrosa, que Jesus (mérito a ele!) não deixou que acontecesse, este ano o Benfica não só manteve os dois como fez regressar Amorim e contratou Fejsa, juntando-os a André Gomes e André Almeida como opções credíveis. Carlos Martins deixou de contar mas há muito que andava longe do melhor que sabe fazer. Aimar também saiu, depois de uma época apagada, tendo chegado para o seu lugar um substituto directo e que oferece soluções a Jesus: Filip Djuricic.

Onde impressiona mais a diferença entre os plantéis de Benfica e FC Porto é no ataque. Para extremos, Salvio, Gaitán, Markovic, Sulejmani e Ola John. No eixo atacante, Lima, Rodrigo, Cardozo, Funes Mori, Djuricic e também Markovic. Longe do que Paulo Fonseca tem a seu dispor: Jackson e Quintero de alta qualidade, Varela, Josué ou Licá um pouco mais abaixo. Ghilas e Izmailov pouco devem jogar.

Mas, com este plantel, Jesus para já conseguiu apenas quatro pontos em nove possíveis. A sua equipa marcou quatro golos e consentiu outros tantos. E o FC Porto já vai com cinco pontos de avanço num campeonato que pode muito bem já estar decidido. André Villas-Boas, por exemplo, perdeu seis pontos em toda a temporada que esteve à frente dos Dragões… Não que o FC Porto esteja a jogar bem ou a convencer. O de Villas-Boas também não o fez nos primeiros jogos, apesar desse ter sido um plantel bem superior ao que está nas mãos de Fonseca. Só quem enquanto o Benfica joga pouco e vai perdendo pontos, o seu rival directo pouco joga mas ganha. A bem ou a mal, como ficou evidente no passado fim de semana.

Jorge Jesus tinha mais para ser campeão que Vítor Pereira. Tem agora mais que Paulo Fonseca. Fonseca vai tocando música. Mas a guitarra do Jorge está desafinada e as unhas roídas.

GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO ENTRE EM https://www.facebook.com/palavrasaoposte, CLIQUE ‘GOSTO’ E ACOMPANHE OS ARTIGOS DIÁRIOS DO PALAVRAS AO POSTE! 

joni_desenhoJoni Francisco

Advertisements

One thought on “Jesus, as unhas e a guitarra

  1. E todos viram ate agora como o Porto ganhou 9 pontos! O Benfica tem melhor plantel , mas o porto tem uns jogadores de preto que sao tao matadores como o Jardel o era! Podem dizer que é desculpas de mau perdedor e que deviamos olhar para as nossas lacunas ! SIM TEMOS LACUNAS! E estao identificadas e algumas culminadas ( contrataçao de Siqueira e suplente directo para o Matic ) , no entanto , o benfica para ser campeao tem que ser perfeito , fazer 90 pontos e golear em todos os campos , caso contrario surgirá sempre um penalty contra slb , ou um penalty a favor nao marcado .. ( casos na madeira e alvalade )! O Porto neste momento devia ter 4 pontos e o benfica 9! Nao pelo que o benfica anda a jogar , que andamos a jogar muito , MAS MUITO pouco .. no entanto … o golo do maritimo tambem é precedido de offside ( o 1º ) e ficou um penalty por marcar sobre o Lima! Em alvalade o benfica jogou mal que f@de , mas o golo do sporting foi offside e ficou mais um penalty por marcar! A expulsao de maxi tambem nao ficava mal! Por outro lado no porto , vemos 3 jogos , e muitas jogadas irregulares… em setubal foi o penalty desbloqueador do costume , com uma expulsao ridicula do GR pertencente aos quadros do FCP … em paços foi o que se viu .. e na madeira mais um penalty assinalado a favor dos corruptos em que … mais uma vez .. a falta era fora da area!

    Outra coisa engraçada .. nunca Pep , fergussson , Mourinho , Ancelotti ou qualquer outro treinador\equipa , conseguiram tar 90 jogos sem perder no campeonato … caso unico no mundo , que o FCP alcançou! Por outro lado .. na Europa o benfica nos ultimos 5 anos fez muitos mais pontos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s