Home

Como toda a gente sabe as contas fazem-se no fim. Porém, há momentos ao longo de um campeonato que podem ser cruciais para definir o rumo dos acontecimentos.

Não sou daqueles que acredita que o torneio se decide nos clássicos ou nos confrontos directos entre os candidatos ao título. Este tipo de jogos, normalmente, são equilibrados e podem pender para qualquer lado. Quem na verdade acaba por desequilibrar a competição são as equipas pequenas e de meio da tabela. Se os candidatos apresentarem constantemente dificuldade para superar estes obstáculos, por muito que façam boa figura frente aos rivais, nunca vão conseguir ter a regularidade necessária para chegar ao fim com a mão na taça.

O campeonato neste momento vai parar cerca de duas semanas para os jogos da seleção e da Taça de Portugal. Os grandes vão ter tempo de repensar a estratégia e preparar convenientemente a 8ª jornada que, para mim, pode ser a jornada decisiva do campeonato.

Sei que é cedo para uma avaliação mais precisa, mas se tivermos em conta a história do nosso futebol podemos tirar importantes ilações.

Sporting vs West Ham - Trofeu do Guadiana 2013O Sporting de Leonardo Jardim, apesar de excelente classificação, é talvez a equipa que realizou os jogos mais difíceis até ao momento. Em oito jornadas, os leões já foram a Braga, receberam o Benfica e preparam-se para ir ao Dragão. Após o jogo com a equipa de Paulo Fonseca, os leões recebem o Marítimo e deslocam-se a Guimarães encerrando um ciclo muito difícil cheio de rivais ao título e às competições europeias. A partir daqui, até ao final da primeira volta, só Estoril e Nacional da Madeira, obviamente na teoria, devem complicar a vida dos sportinguistas.

futebol - fc porto - paulo fonseca.Tirando a visita ao Estoril e as recepções a Marítimo e Vitória de Guimarães – sabendo que os dois últimos dentro de casa são habitualmente mais complicados, o FC Porto lidera o campeonato com a vantagem de ter um calendário inicial bastante simpático. Depois de receber os leões confrontos mais complicados adivinham-se com as deslocações à Luz e a Vila do Conde e as recepções a Braga e Nacional.

jorge_jesus_leverkusen_benfica_2013O Benfica começou a época titubeante com a derrota na, habitual, difícil deslocação aos Barreiros. Os encarnados apesar da contestação já estiverem com relativo sucesso em Alvalade, Guimarães e no Estoril. Um início de campeonato muito complicado assim como as duras batalhas que aí vêm com as recepções a Porto e Braga.

Na próxima jornada o resultado do clássico Porto-Sporting, apesar de ser cedo para grandes considerações, pode ditar o rumo deste campeonato.

Em caso de vitória portista, os dragões abrem cinco pontos de vantagem para o 2º lugar e todos sabemos que o FC Porto quando alcança vitórias e vantagens destas, por norma, não costuma falhar e chega aos títulos de forma tranquila. Os comandados de Leonardo Jardim, têm estado muito bem nesta liga, mas uma derrota no Dragão pode retirar forças aos leõezinhos na luta pelo título e pode, em caso de vitória encarnada frente ao Nacional, colocar as águias em igualdade pontual com os leões.

Normalmente, com incidências estranhas ou futebol bem jogado, o bastião portista é uma casa de vitória quase impossível para os leões. Se o Sporting vencer no Dragão, assume isolado o primeiro lugar e para uma equipa jovem e em progressão este pode ser o momento chave da época. Os leões têm tido a regularidade frente aos pequenos que lhes têm faltado nos últimos anos e com esta possível vitória têm tudo para aproveitar a onda verde e o calendário mais simpático para abrir vantagem na luta pelo título.

Se os encarnados vencerem o Nacional, a vitória portista pode significar a aproximação aos leões mas a fuga dos dragões para o título. Em caso de vitória leonina, a equipa de Jorge Jesus pode ficar a apenas três pontos do novo líder e a dois do FC Porto. Contudo caso haja empate os encarnados ficam a três pontos de FC Porto e a um dos leões – um desfecho realmente mais agradável, já que o Sporting fica apenas um ponto e os azuis e brancos ainda têm de ir à Luz.

portosportingO FC Porto ainda procura a estabilidade exibicional e uma vitória frente aos leões trará a tranquilidade pontual e confiança necessárias para engrenar sem receios para o tetra. O Sporting tem superado as expectativas com organização e jogo colectivo, uma vitória no Dragão catapultaria a equipa para outro patamar. Os leões seriam claros candidatos ao título apesar de continuarem, e bem, a não o assumir. O empate não seria um resultado simpático para nenhuma das equipas, apesar de manter a chefia azul e não afastar os leões que, com um calendário acessível, podem ameaçar a liderança portista. De qualquer forma reaproxima sempre o Benfica de uma luta que muitos acreditavam já não ser a sua.
Em apenas 180 minutos, podemos ter uma clara percepção do rumo da Liga Zon Sagres 2013/2014. Façam as vossas apostas!

GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO ENTRE EM https://www.facebook.com/palavrasaoposte, CLIQUE ‘GOSTO’ E ACOMPANHE OS ARTIGOS DIÁRIOS DO PALAVRAS AO POSTE! 

SONY DSCBruno Gomes

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s