Home

Não fiquei convencido com o que vi do Benfica este fim-de-semana em Cinfães. Não, não falo do mais que aceitável desalento relativamente à exibição paupérrima dos encarnados, no seguimento de tantas outras registadas neste início de temporada. Mais do que isso, não me convenceu Jorge Jesus e o seu súbito interesse nas camadas jovens do clube.

Não fico convencido que o Benfica vá, finalmente, apostar nos miúdos da formação. Não fico convencido com as sucessivas capas da imprensa nacional que dão conta de uma forte aposta no talento nacional do Caixa Futebol Campus. Não me convence a mensagem das “cinco jóias” que supostamente farão parte da coroa benfiquista em breve, numa capa do Record que puxava para destaque os nomes de João Cancelo, Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro, Hélder Costa e Bruno Varela. Não fico convencido de que Jesus utilizou os jovens da equipa B porque realmente pensa neles para a equipa principal. Nem me consigo convencer, sequer, que Jorge Jesus assista aos jogos da equipa B e das camadas jovens do clube com suficiente interesse.

Não pude evitar um sorriso quando, no final da vitória em Cinfães, ouvi Jorge Jesus falar em “apostar a sério nos jovens, não só em palavras”. Haja um limite para a indecência. Como exemplo, temos mais de quatro anos de Jesus à frente do Benfica. Em todo esse tempo, só André Gomes apareceu vindo da formação. Reparem que escrevo “apareceu”, não digo que é uma aposta. Uma verdadeira aposta não desaparece subitamente da equipa depois de dois jogos excepcionais contra o Sporting e Barcelona, este último em Camp Nou.

Curto e grosso: não me convences!

Estes anos de Jorge jesus à frente das águias mostraram um treinador teimoso. Pior que isso, mostraram um treinador preconceituoso. Para o técnico oriundo da Amadora, o jogador jovem português não tem capacidade para entrar a sério na equipa principal, ao contrário do jogador jovem sérvio ou brasileiro. Para Jesus, alguém que passou grande parte da infância nos Estados Unidos da América só pode ter boa formação no basquetebol – foi ele que o disse antes do jogo em Cinfães, quando falava de Funes Mori. E para Jesus, nem centrais nem pontas de lança podem ser baixos. Cannavaro seria o eterno suplente de Materazzi. E para que Ronaldo “Fenómeno” tivesse oportunidade de jogar, teria que fazê-lo nas costas do ponta-de-lança.

Se Jesus estivesse verdadeiramente atento à equipa B, perceberia que Lindelof é daqueles jogadores que dificilmente terão futuro neste desporto. Se Jesus estivesse verdadeiramente interessado em dar oportunidade aos miúdos que vão brilhando na B, Bernardo Silva não teria ficado no banco 80 minutos enquanto Djuricic se arrastava em campo. E Cancelo não teria ficado de fora até ao fim do jogo com Cortez ao nível de um qualquer jogador da distrital de Portalegre. Se Jesus estivesse verdadeiramente preocupado com o bem-estar dos jovens, teria pedido desculpas a João Cancelo depois de lhe ter dado indicações para entrar durante imenso tempo, acabando o miúdo por ouvir o apito final ainda fora do campo. E sobre o empurrão a Harramiz, nem vou falar. Se Jesus quisesse verdadeiramente apostar nestes jovens, não teria feito apenas uma substituição com o Cinfães, impossibilitando a tão desejada estreia a miúdos como Cancelo, Hélder Costa, Harramiz ou Varela.

Não me convenço que Ivan Cavaleiro vá ser, como se diz, peça importante no Benfica do futuro. Não me convenço que Vieira tenha visto sequer 5 jogos inteiros do miúdo, quanto mais que o tenha “segurado” em Janeiro perante um “forte assédio da Lázio”. “Aposta presidencial”, li eu. O presidente do Benfica disse um dia que não percebia nada de futebol. Acreditam que isso já me convence?

Advertisements

One thought on “Não convence!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s