Home

No final da temporada passada, muita tinta correu com a célebre história da ‘Maldição de Béla Guttmann’, que supostamente vai impedindo o Benfica de regressar aos títulos europeus no futebol. Acontece que, embora menos falada, há por aí uma outra tendência que parece coisa do diabo. E é o FC Porto quem vem sofrendo com na pele as suas consequências.

O dia 30 de Novembro de 2013 poderia ter sido um sábado normal. Um sábado de fim-de-semana sem derrota para o FC Porto, em jogos a contar para o Campeonato Nacional. Mas não, a equipa ‘treinada’ por Paulo Fonseca foi a Coimbra perder por 1-0 e deixou escapar o primeiro (e também o segundo) lugar da prova. Pior que isso: hipotecou nova oportunidade de quebrar a ‘maldição’. Ainda não perceberam de que maldição falo? Passo a explicar.

A equipa de John Mortimore (o mais à esquerda na fila de cima) tem o recorde de mais jogos consecutivos sem perder: 56!

Na sua busca incessante por bater todos os recordes importantes que estão na mão do Benfica (muitos já caíram), o FC Porto procura superar um registo da década de 70. Entre 1976 e 1978, o Benfica, então treinado por John Mortimore, acumulou 56 jogos consecutivos sem qualquer derrota para o Campeonato Nacional. A série começou a meio da temporada 1976/77 e só terminou no início da de 78/79. Há anos que no Porto se suspira por bater este registo. Acontece que, com a derrota em Coimbra, terá que recomeçar do zero. Pela terceira vez os dragões chegam pertíssimo do recorde mas morrem na praia.

Bobby Robson chegou aos 53 jogos sem perder. Insuficiente para fazer cair o recorde.

A primeira oportunidade aconteceu em 1996 quando o FC Porto, então treinado por Bobby Robson, chegou aos 53 jogos consecutivos sem perder. O 54º jogo coincidiu com uma deslocação à antiga Luz e terminou com a vitória encarnada. Faltavam somente 4 jogos sem perder para que caísse o recorde de Mortimore. Por pouco…

Vítor Pereira ainda chegou mais perto, numa série que começou com Jesualdo e passou por AVB: 55 jogos!

A segunda oportunidade surgiu há bem menos tempo. O FC Porto chegou aos 55 jogos seguidos sem perder. A série começou na última época de Jesualdo Ferreira no Estádio do Dragão (2009/10), continuou com a temporada invicta de André Villas-Boas (2010/11) e terminou ao 17º jogo de Vítor Pereira no comando técnico. Foi no tal Gil Vicente 3, FC Porto 1. O tal jogo no qual Vítor Pereira encomendou as faixas, sabendo muito bem o que aí vinha. Normal a frustração do Vítor, faltava apenas um jogo para igualar o recorde e dois para o ultrapassar… Foi por pouco, outra vez.

Paulo Fonseca pegou na equipa já com o recorde na mira. Mas caiu em Coimbra, ao jogo 53.

À terceira… não foi de vez. A deslocação a Coimbra aconteceu no seguimento de 53 jogos sem perder para os dragões. As coisas estavam tão bem encaminhadas que o 57º jogo sem perder (que daria novo recorde) deveria acontecer na 14ª jornada, quando os azuis-e-brancos recebessem o Olhanense. Na jornada seguinte, estava a deslocação à Luz (conveniente…) que ficaria marcada pela celebração de novo recorde na cara e na casa do grande rival. Correu mal… Nem o penalty fantasma oferecido pelo ‘benfiquista’ Capela manteve de pé o recorde. Valeu São Ricardo. Ou terá valido a ‘maldição’ de Mortimore?

Mais dia, menos dia, acredito, o recorde será batido. Eles existem precisamente para isso. E será, muito provavelmente, o FC Porto quem o conseguirá. Também parecia difícil concluir um campeonato invicto, como o Benfica já tinha conseguido por duas vezes, mas em três anos o FC Porto conseguiu-o por duas vezes (uma com Villas-Boas a treinador, outra com Vítor Pereira)… Só que a teima prossegue e o recorde treme mas não cai. Para já, sabe bem ver que os ‘pactos com o diabo’ às vezes dão para o torto.

GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO ENTRE EM https://www.facebook.com/palavrasaoposte, CLIQUE ‘GOSTO’ E ACOMPANHE OS ARTIGOS DIÁRIOS DO PALAVRAS AO POSTE! 

joni_desenhoJoni Francisco

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s