Home

Ontem os ponteiros marcavam 18 horas no relógio e a pulsação do país ia aumentando na iminência de mais um derby eterno, o jogo mais emblemático do futebol português. Jorge Jesus estava pronto para lançar o onze do costume e Jardim desconfiado com o estado do relvado tentou surpreender – em vão – juntando Slimani e o estreante Heldon a Montero. As expectativas cresceram e com o veloz passar de tempo foram-se esfumando em nuvens de decepção.

A informação sem nexo de que o lixo exterior estava a invadir o estádio da Luz foi sendo veiculada de forma patética revelando total falta de comunicação entre a equipa da Benfica TV e a organização do jogo. O lixo ou ganhava pernas e perdia uns kilos para entrar no relvado ou então ganhava asas e fazia uns rasgos no céu vindo de asa delta. Enfim, era evidente que não era isso que se passava e essa desculpa esfarrapada foi sendo oferecida aos adeptos e espectadores como se de asnos se tratassem. Finalmente, algum ser superior descobriu que o problema não era lixo mas sim a queda incessante de lã de vidro (ou de rocha) e de algumas placas da protecção do estádio da Luz.

fotografia 3O mau tempo a juntar aos defeitos do recinto deitaram tudo a perder e frustaram milhares de águias e leões que preparam as suas vidas para se deslocar à Luz neste domingo. Não é admissível que o vento derrube placas de protecção do estádio e que caía aquela quantidade abundante de lã. O mau tempo assolou todo o país e nenhum dos outros estádios do Euro – e até recintos bem mais antigos – sofreu com a força do vento. Em termos comunicacionais a organização do jogo foi um fiasco. Houve largos períodos de ausência de comunicação e não existiu atempadamente uma mensagem do speaker a alertar os adeptos para não tocaram na lã. Vários, sem conhecimento, trataram de a agarrar como se levantassem um troféu. Tendo em conta que este material poderia causar problemas físicos aos atletas – daí não ter havido jogo – como é possível que os apanha bolas e elementos da organização fossem sujeitos a recolher quantidades abundades sem sequer um par de luvas? Ou estes são, ao contrário dos jogadores, imunes a este tecido? Uma VERGONHA!

A evacuação dos adeptos do estádio foi outra paródia a juntar ao avolumar de equívocos. Se as condições gerais do estádio poderiam colocar em causa a integridade física do público e, por isso mesmo, se realizou uma rápida evacuação dos espectadores em geral, porque é que os adeptos do Sporting só abandonaram o estádio uma hora depois deste ficar vazio? O perigo de uma tragédia ocorrer não estava só iminente para um lado. Deixar adeptos dentro do estádio quando estes estão em perigo revela a ausência completa de um plano B. A saída tardia dos adeptos visitantes é algo que ocorre em condições perfeitas de jogo. Em casos de emergência tem de haver alternativas e nisso a organização falhou redondamente, felizmente sem danos de maior.

Ninguém sai bem desta fotografia: Benfica, Sporting e Liga de Clubes falharam de forma grosseira ao adiar o jogo para terça-feira, mesmo que este só se realize após vistoria. Primeiro, porque não dão tempo ao Benfica para corrigir os defeitos do seu recinto; segundo, porque a previsão meteorológica é muito similar à de domingo; e terceiro, porque podem voltar a colocar em causa a integridade física de intervenientes e adeptos. A realizar-se de forma tão breve, o derby não poderia de maneira nenhuma ser disputado no mesmo recinto já que o tempo é demasiado escasso para resolver os problemas de manutenção.

fotografia 2Nota muito negativa para o Benfica pelos transtornos de organização e comunicação e porque pela segunda em vez num espaço de um ano volta a apresentar o mesmo problema no seu estádio (e, como todos sabemos, o mau tempo não afecta só a Luz). A direcção encarnada tem de prestar contas aos adeptos e explicar claramente como têm sido feitas – se é que têm sido feitas – as vistorias e a manutenção periódica do seu recinto.

Nota negativa para o Sporting que aceitou adiar o derby para terça-feira sabendo que estão reunidas as condições  – tempo e deficiências do estádio – para que a partida volte a dar problemas.

Finalmente, nota negativa para a Liga de Clubes que tem a lata de assumir que “evitou uma tragédia” quando pode muito bem estar a adiá-la. Com certeza que os senhores da UEFA devem ter ficado fascinados com mais esta vergonha organizativa do nosso país. Num ano em que o estádio da Luz acolhe a final da Liga dos Campeões basta-nos esperar que haja bom senso de resolver os problemas estruturais do recinto, trazer um equipa organizacional de fora ou, em último caso, rezar a S.Pedro.

GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO
ENTRE EM https://www.facebook.com/palavrasaoposte, CLIQUE ‘GOSTO’
ACOMPANHE OS ARTIGOS DIÁRIOS DO PALAVRAS AO POSTE! 

SONY DSCBruno Gomes

Advertisements

10 thoughts on “E tudo a incompetência levou…

  1. Outro texto de um alarmista ignorante cuja vontade exclusiva é criticar o clube e quem o dirige. A culpa da Stéphanie é do Vieira e do Jejum. Mas alguém duvida?

    • Tu como o nome indica és mesmo um lampião = atrasado mental faccioso! Se alguma daquelas chapas tivesse desabado em cima do teu filho queria ver se tinhas a mesma reacção. Estão em causa vidas e não clubites seu energumeno!

  2. Concordo, más para mim o mais grave é 60 mil pessoas terem saído de casa quando existíam vários alertas da protecção civil para de preferências as pessoas não sairem de casa….
    Em geral acho que há uma grande falta de educação cívica…

  3. Como seguidor desta pagina que sou, e na qual sou fa costuma ser pela imparcialidade dos textos, e das opinioes acertadadas de quem os escreve. Nao é o caso deste.Por isso neste texto no meio de tantas palavras, muitas delas sem nexo, so concordo, com a remarcaçao de data jogo……mt cedo e alguma falta comunicaçao. De resto acho k este texto era adequado, se alguma daquelas plataformas de cobertura, tivesse atingido alguem,tivesse havido uma catástrofe, mas como os intervenientes mt bem o fizeram, evacuram primeiro a zona k tava em real perigo e depois sim as restantes……..como se provou,tudo correu bem sem incidentes, a integridade fisica de todas as pessoas foi salvaguardada. Dito isto, espero k sigam o rumo de bons artigos k tem feito ate aqui, com imparcialidade, porque este do principio ao fim é um texto anti-benfica……………….

    • Gaffa ou gaffe a informação que toda a gente tem foi passada pela Benfica TV e só hoje surgiu essa alteração. Além disso se esse material n afectava ngm porque se evacuou o campo? As chapas do galinheiro só cairem quase as 19h! Deixa de ser um palerma lampião e percebe q vocês falharam e podia ter sido fatal.

  4. a pessoa que escreveu isto não entende é nada de construção.

    A lã de vidro é usada para isolamento térmico, e nunca fica a face de um revestimento (algo que é obvio mas você antes de escrever o artigo, não fez o TPC )

    agora caro amigo, responda-me a duas coisas:

    -1º será que há sentido em utilizar lã de vidro numa cobertura de um estádio aberto? acha que o cliente (benfica), arquitecto e construtor são assim tão burros?

    -2º não estando nunca a cobertura a face do revestimento, não acha que teria caido uma CHUVA de placas primeiro antes que aparecesse a tal lã de vidro??

    e mais outra coisa. Contra ventos de 130 km/h, muito raramente o ser humano consegue combater. Há avanços da tecnologia da construção mas garanto-lhe que contra a natureza, é impossivel prever tudo, e basta que os ventos criem remoinhos piores ou entrem num efeito de túnel para que destrua bem mais em benfica do que em alvalade.

    Por isso antes de apontar o dedo ao mau trabalho dos contrutores e etc, faça você melhor um melhor trabalho de investigação em vez de falar das falhas dos outos

    • Ora aqui ta explicaçao de quem percebe do que fala…….Bom esclarecimento a estes seres que queriam uma desgraça, e tao frustrados porque foi evitadaaaaaaaa.

      • Conclusão destes dois coments, percebo tanto de construção q pelas parveiras q digo estava tudo perfeito no estádio – que é o único a dar o berro com vento – que deveria haver jogo. Palermas deviam era levar com as chapas na tromba.

      • como deve saber, basta algo natural (como uma colina) ou construções para canalizar ventos e torna-los mais fortes, tanto que em benfica agora é proibido construir qualquer torre que seja (e que houve o drama que houve para as torres do colombo) e sim, 500 metros pode mudar muita coisa no vento caso não saiba.

        coisas que muitas vezes construimos e pensamos estarem calculadas, depois vem a força da natureza e prova que não somos mais fortes que ela.
        Não se pediu as pessoas para evitar sair de casa só porque poderiam voar com o vento, mas sim levar com pedaços dos edificios, e isso acontece seja cá seja em qualquer lugar, ou em qualquer país aonde haja mais fiscalização.

        Não sou engenheiro, simplesmente não passo é de um arquitecto recém formado com curiosidade em matéria da construção, natureza, etc. Não sou perito em nada porém não mando bocas que ultrapassam a sensatez.

        aonde quis chegar foi no domingo foi o estádio do benfica, amanhã pode ser o estadio do sporting. Contra ventos de 130 km/h não vamos ser idiotas e sair a rua.

        Se o senhor entendesse algo (bastava ver mais o discovery chanel por exemplo) viria que o seu comentário é infeliz. Não sei qual é a sua área, mas garanto-lhe que contra ventos de 130 km/h, se você construisse algo que tivesse 100% a certeza que nem uma peça voaria, só se fosse um bunker.

        Da mesma maneira que os arquitectos e engenheiros jamais conseguirão dominar a força da natureza, também os médicos e farmaceuticas jamais conseguirão eliminar todas as doenças que existem no mundo. Convencer-se do contrário é viver num mundo utópico meu caro.

        Agora quer vir cá defender o outro estádio ou o que está “acolá” ?
        Leve um medidor de vento e vá a ver a velocidade do vento na cobertura do estádio, que garanto-lhe que não é a mesma devido a inumeros factores.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s