Home

Como dói a um sportinguista admitir que existe algo de bom do outro lado da 2.ª circular. É quase como um golpe no orgulho que não nos deixa falar e, mesmo que o façamos, nos obriga sempre a dar uma no cravo e outra na ferradura. É bem verdade, e como bom sportinguista que sou não venho hoje desprezar a qualidade dos jogadores do Benfica porque esses, sinceramente, não me interessam. Tirei o dia para destacar as qualidades de um único elemento da Luz que, ao que dizem, é vermelho por fora mas verde e branco por dentro: Jorge Jesus.

Ele mesmo, Jorge Jesus. Não que eu considere que Leonardo Jardim não possui as qualidades necessárias para treinar o clube de Alvalade, é um treinador muito competente e dos melhores (se não mesmo o melhor) que o Sporting teve na última década, mas a minha admiração por Jorge Jesus já é antiga. Tão antiga quanto a sua capacidade de inflacionar o preço de jogadores que antes de o conhecerem não passavam de meros desconhecidos e, mais importante que isso, de colocar a equipa do Benfica a jogar o futebol pujante que lhe é reconhecido.

Já diz o ditado que quem dá tudo aquilo que tem a mais não é obrigado e Jesus, quase como justificando o seu próprio apelido, implementa a cada jogo esta velha máxima no futebol praticado pela sua equipa. A postura enérgica que enverga no banco transpira para os seus jogadores que apostam num jogo tendencialmente ofensivo, balanceado para o ataque e sempre à procura de mais um golo, numa filosofia de futebol espetáculo que deveria ser uma norma de conduta para qualquer treinador. É por este motivo que o futebol é um jogo e é para isto que as pessoas pagam bilhete para ir ao estádio: querem entretenimento e emoção e, acima de tudo, querem ganhar.

Exatamente, os adeptos do futebol querem ver as suas equipas ganhar, e é neste capítulo que Jorge Jesus mais tem falhado. A qualidade de jogo apresentada pelos seus pupilos impressiona e faz os benfiquistas sonharem com voos bem mais altos que as suas próprias capacidades, mas na hora de todas as decisões a tendência tem sido para que qualquer coisa acabe por falhar. Umas vezes por culpa das opções de Jesus, outras por erros individuais dos jogadores, outras por fatores exteriores ao que se passa dentro das quatro linhas, a glória tem escapado por entre os dedos ao clube da Luz porque mais vale ter um pássaro na mão que dois a voar e quem tudo quer acaba, quase sempre, por tudo perder.

Mas como pode ser julgado um treinador que apresenta tamanha vontade de vencer? Só é derrotado nas finais quem lá chega, todos os outros podem ficar a fazer troça mas a verdade é que viram o jogo pela televisão. Jesus tem o mérito de lá chegar pelo espírito de vitória que incute nos seus jogadores, uma mentalidade de aço que os faz comerem a relva dentro de campo em defesa das cores do seu clube e que se reflete no crescimento exponencial das capacidades de atletas desconhecidos que numa época se tornam craques internacionais.

Quando aparece um resultado menos positivo surgem desde logo vozes a gritar que o tempo de Jorge Jesus no Benfica terminou. Eu defendo o inverso: quando JJ sair da Luz o Benfica dificilmente voltará a ostentar a viva chama que atualmente tem com ele. Ao contrário daquilo que muitos possam pensar, Jesus é a Superstar deste Benfica, o elemento que faz toda a diferença e que teve a capacidade de colocar o emblema encarnado no topo do futebol nacional a competir de igual para igual com o Porto, como há muito não se via antes da sua chegada. E o resto são “pineres”.

Diogo Taborda desenho Diogo Taborda

4 thoughts on “Jesus Superstar

  1. Fica-te bem falar assim…fazes justiça ao grande clube que é o Sporting. Jesus é de facto um excelente treinador, que só neste campeonato afrutado não vence mais títulos, se fosse treinador do Porto já lhe tinham feito uma estátua, pois tinha limpado tudo em Portugal com mais de 20 pontos de vantagem todos os anos.
    Saudáveis comprimentos.

  2. E de facto um bom treinador…não podia perder tudo,como perdeu o ano passado !!!
    Teria de trilhar um determinado caminho….Também…
    JJ …agora sim estará preparado para ser treinador do Glorioso !!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s