Home

A época está a terminar e já estou triste. Estou antecipadamente triste. As vitórias seguem-se a um ritmo alucinante para nós, Benfiquistas, mas em mim cresce um certo desespero ao perceber o que aí vem. O que vem com o sucesso. O que vem com a qualidade. O que vai acontecer aos craques da Luz.

Não é de hoje. Nos últimos anos, felizmente, habituei-me a ver jogadores gigantes com o manto encarnado vestido. Aimar, Saviola, David Luiz, Ramires, Di Maria, Fábio Coentrão, Matic… Tenho saudades de todos eles. E já tenho saudades de Garay. De Gaitán. De Rodrigo e de Markovic.

Tenho que estar preparado, eu sei. Ter jogadores desta qualidade neste clube (e, sobretudo, nesta liga) tem os seus limites. Muitos chegam a prazo. Todos acabam por sair, pela porta grande. Deixando um vazio no coração de cada um de nós. Deixando aquele sentimento que aponta para uma inevitabilidade cósmica: a de não encontrar ninguém do mesmo nível como substituto. Mesmo que a realidade mostre algo bem diferente (com dedo de Jorge Jesus, honra lhe seja feita), perdemos sempre a esperança de encontrar um central tão bom ou melhor que David Luiz. Um médio box-to-box tão bom quanto Ramires. Um lateral esquerdo tão bom como Coentrão. Um 10 tão bom como Aimar. Ou um extremo tão bom como Di Maria. Quando Garay sair, ficará o lugar de Garay e ninguém me convencerá que encontraremos alguém do mesmo nível. E Gaitán? Há sequer alguém tão bom quanto ele no mundo do futebol? “Nico, tens noção de que se não houvesse Messi e Ronaldo, serias o melhor do mundo?”.

Com o perdão de Garay e Luisão – dois monstros no eixo defensivo encarnado –, a época do Benfica teve até agora quatro momentos. O momento Matic. O momento Enzo Pérez. O momento Gaitán. E o momento Rodrigo. Vá, três momentos porque o momento Gaitán anda de braço dado com o momento Rodrigo. E ainda dura, para regozijo da urbe encarnada. Matic já partiu. E mesmo que tenha sido a prova provada de que não há insubstituíveis (Fejsa, Amorim e até André Almeida mostraram-no), tremo só de pensar em ver partir Garay. E Rodrigo. E Gaitán. Sobretudo Gaitán… Os craques trazem vitórias. As vitórias, títulos. Os títulos, reconhecimento. E o reconhecimento fá-los partir.

No fundo, sei que não tenho medo de ficar sem substitutos à altura. Quem tem jogadores como Salvio no banco tem que se sentir seguro em relação ao futuro a curto prazo. No fundo, sei que não tenho medo. Mas vai custar vê-los partir. Os ‘nossos meninos’ que aqui se fizeram homens. Gaitán que chegou em estado selvagem e é hoje toda uma orquestra dentro de campo. Garay que chegou depois de uma travessia no deserto em Madrid e que aqui mostrou toda a sua qualidade. Rodrigo que chegou envolvido num negócio estranho, que ainda há meses era assobiado, e que hoje parece um avançado de classe mundial. Teremos que nos habituar a vê-los noutras paragens. Com aquele aperto no coração, fruto de tantas boas recordações e de tantos momentos de felicidade que nos deram. Aquele aperto com que vejo Matic com o azul de Londres. Ou deveria sentir-me feliz por poder continuar a vê-lo na BenficaTV, como sugeriu Hélder Conduto?

O sucesso e a qualidade, afinal, custam muito. Ao adepto mais emocional do futebol português custa ainda mais. Porque ele sabe que é efémero aquele momento. Em Alvalade todos sabem que estes serão os últimos momentos de William Carvalho com a camisola verde e branca. No Dragão teme-se a partida de Jackson. Resta-nos aproveitar estes últimos jogos. Muito provavelmente os últimos minutos destes craques nos relvados portugueses. Vou deliciar-me com cada uma das arrancadas de Rodrigo. Com cada uma das ‘colheres’ de Nico Gaitán. E com cada um dos cortes cirúrgicos de Garay. Depois, se tudo correr bem, festejarei. Mas festejarei como o fiz em 2009/2010. Com um aperto. Com a certeza de que depois daquele dia, dias difíceis de engolir virão. O dia das capas de jornais dos craques com outras camisolas. O dia da mensagem de despedida na BenficaTV. O dia da partida.

GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO ENTRE EM https://www.facebook.com/palavrasaoposte, CLIQUE ‘GOSTO’ E ACOMPANHE OS ARTIGOS DIÁRIOS DO PALAVRAS AO POSTE! 

joni_desenho

Joni Francisco

One thought on “E depois do adeus?

  1. Pois, eu tb estou triste com as vitórias do teu clube, mas as minhas razões de estar triste não tem haver com o post em questão!
    P.S. – Só agora apercebi-me da “mentira” do teu último post!
    Cai que nem um patinho!

Deixe uma Resposta

