Home

Bukowski escreveu um dia que «Morrer seria mais fácil com uma pausazinha aqui e ali em Acapulco.»

A frase é belíssima. Não sei se pela veiculada possibilidade de, a caminho da cova, ir veraneando, alegremente, pelas areias do México, de braço-na-cintura com uma sedosa mexicana, avarenta no vestir, e de copo-na-mão com uma simpática Tequilla, ou se pela possibilidade, em absoluto e enfim, de ir mordiscando o tempo no bel-prazer de concretizar tudo o que nos der na real-gana. Tudo é mais ou menos o mesmo, de uma forma ou de outra.

Talvez se trate, afinal e sobretudo, de saber se é no tempo ou no espaço que preferiríamos que nos fosse dado escolher. Quero dizer, terá a pausazinha que nos vai afastando da morte mais vantagem se se der em Acapulco ou se suceder durante uma maior janela temporal. Não sei nem busco resposta, mas a certeza é de que a pausazinha é o recreio da vida.

***

Há, porém, pausazinhas maiores do que as outras, e importa não suspender a vida em demasia, pois que uma pausa demasiado longa se torna silêncio e deserto vazio.

Nós, portugueses, somos muitas vezes gente que espera, um exército de até-amanhã-se-deus-quiseres. Talvez herança do nevoeiro sebastianino, uma vez que somos também malta que curte do nevoeiro que se desunha por ele. Basta ir na estrada, passar por uns fiapos de nuvem baixa, e aí está a tropa cavalgada toda a dar-lhe nos faróis da ocasião, sobretudo quando o momento é errado. Queremos é, lá no fundo e à brava, que haja nevoeiro. Ansiamos pela bruma, talvez porque ela seja promessa, milagre em aproximação. Queremos o nevoeiro porque ele permite esperar; que algo se materialize, que um vulto se recorte do branco estático e se anime perante nós.

Dê lá por onde der, sempre preferiria o Bukowski ao D.Sebastião.

Hugo desenho 4sc2Hugo Picado de Almeida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s