Home

Esta é a história verídica de Wesley Warren Jr., um homem normal até ao dia em que acordou com o saco testicular do tamanho de uma bola de futebol. Por mais anedótico que possa parecer, o azar bateu mesmo à porta deste norte-americano que numa usual manhã de 2008 viu nascer o dia com um enorme infortúnio a crescer-lhe entre as pernas. Sem se saber bem porquê e sem que os antibióticos receitados pelos médicos produzissem qualquer efeito, o escroto de Wesley Warren Jr. foi inchando progressivamente e acabou por obrigá-lo a deixar o emprego que tinha e a passar a sobreviver de subsídios estatais.

O dinheiro era escasso, os medicamentos muitos e o sofrimento maior ainda. O saco testicular de Wesley Warren Jr. não parava de crescer e o desespero levou-o a divulgar o seu caso nos media com o intuito de angariar fundos que pudessem suportar os custos de uma operação. A iniciativa começou bem e as doações sucederam-se a bom ritmo, mas o mesmo jornalista que havia divulgado o seu caso publicou semanas mais tarde um artigo num jornal de renome a acusar Wesley Warren Jr. de se ter acomodado com a fama e com a sua situação. Como consequência natural disso mesmo, de um momento para o outro a solidariedade das pessoas transformou-se em insultos e condenações.

A quantia adquirida até então era escassa e perante as carências de medicamentos de Wesley rapidamente se desvaneceu. Agora famoso e publicamente difamado, Wesley Warren Jr. optou por viajar do Nevada até à Califórnia onde encontrou um urologista que garantiu ter condições para resolver o seu problema. A operação custava uma verdadeira fortuna, mas o milagroso médico, por bondade ou sede de mediatismo, ofereceu-se a operar Wesley Warren Jr. de graça. Estávamos em 2013 e depois de uma cirurgia de 13 horas, Wesley Warren Jr. viu-se livre dos 60 kg de matéria orgânica de preenchiam nesta altura o seu gigantesco saco testicular.

Wesley Warren Jr. acabaria por falecer um ano mais tarde vítima da diabetes que há muito o perseguia, mas isso é pouco relevante para a mensagem a reter de toda esta história. É incrível pensar que em pleno século XXI a sobrevivência dos seres humanos está dependente do dinheiro, que a sociedade permita que um portador de uma doença fatal mas curável acabe por falecer pelo simples facto de não ter condições financeiras para pagar a operação. No decorrer de um percurso tão azarado, Wesley Warren Jr. teve a sorte de encontrar alguém que o curou sem qualquer contrapartida, mas muitos são os casos de doentes cujo infortúnio se prolonga até à hora da morte sem que qualquer ajuda surja na penumbra do sofrimento.

São inúmeras as situações em que pessoas perdem a vida por não terem dinheiro para suportar os custos dos tratamentos, condenadas por uma sociedade pouco social e mais preocupada com o valor da moeda do que com valor da vida humana. Uma sociedade composta por um estado não-solidário e por cidadãos apostados em glorificar e valorizar aberrações muito distintas daquelas que mereciam realmente a nossa atenção. Pessoas que no desenvolvimento de doenças cruéis que as destroem por dentro e por fora deixam, na sua essência, de ser pessoas aos olhos da sociedade, enfermos relegados ao esquecimento por todos os outros que, do topo da sua condição saudável, preferem catapultar para o estrelado as vazias figuras que a televisão lhes patrocina em concursos e festivais ao invés de trabalharem para a edificação de mecanismos globais que defendam e protejam a cada vez mais escassa humanidade que há em nós.

Esta é a verdade pintada sobre o quadro da utopia de uma necessidade que urge mas que, por ainda não nos ter batido à porta na primeira pessoa, viaja num segundo para a esfera do esquecimento. Talvez nos voltemos a lembrar de Wesley Warren Jr. um dia, quem sabe noutra condição, e talvez nesse momento nos ocorra o pensamento de que deveríamos ter feito algo para mudar o nosso destino enquanto ainda havia tempo.

diogo-taborda-desenho-e1360007654750Diogo Taborda

Anúncios

One thought on “Esta é a história de Wesley Warren Jr.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s