Home

O último fim-de-semana ficou marcado pelo regresso da Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa, competição que recebeu o primeiro grande dérbi lisboeta entre águias e leões, como se sabe ganho pelo Sporting.

Ora, nem oito nem oitenta. A Taça de Honra está longe de ser uma competição que mereça grandes festejos mas desvalorizar aquilo que se viu no domingo é meio caminho andado para deixar tudo como está. E aí sim entra a reacção do adepto Benfiquista. Não meus amigos, não faltaram assim tantos jogadores importantes. Não meus amigos, quando regressarem aqueles que ainda estão de férias, as coisas não prometem melhorar assim tanto.

É que no Restelo, Marcelo Boeck não fez uma única defesa digna desse nome. E o remate (foi um remate ou foi uma forma de se ver livre da bola?) mais interessante dos encarnados em todo o jogo saiu do meio da rua, por parte do ‘rechonchudo’ Luís Felipe, novo parceiro de Sidnei na arte de devorar picanha. E aqui as desculpas são poucas ou nenhumas, os avançados que temos disponíveis são só aqueles. A defender, a coisa não prometia. Em quatro elementos da linha defensiva, só um estava cá no ano passado e nem era titular. Não desgostei do que vi de César e de Benito nos dois jogos, embora ainda seja cedo para grandes apreciações. Já para avaliar Luís Felipe, não foram necessários mais de 10 minutos do primeiro jogo.

Não faltam um nem dois jogadores de qualidade para que o Benfica seja uma equipa competitiva dentro e fora de portas. Não há guarda-redes, Artur há muito que o deixou de ser. Contratou-se um lateral direito simplesmente inenarrável quando no plantel há Maxi Pereira, André Almeida, João Cancelo, pode chegar Sílvio e em último caso Rúben Amorim faz ali uma perninha. Parece faltar um central de inegável qualidade, e neste momento talvez Jardel seja a melhor opção para começar, pelo menos até que se perceba o que valem César ou Lisandro López (este se ficar). E na lateral esquerda, duas incógnitas. O meio campo tem escassas opções e, uma vez mais, várias promessas por confirmar. É que Enzo Pérez parece que dificilmente ficará e sobram os medianos André Almeida e Rúben Amorim como opções de maior fiabilidade (Fejsa, esse, vai demorar). Talisca tem potencial mas tem tudo a ganhar crescendo na sombra de alguém que dê mais garantias. E cheira-me que João Teixeira ou Bernardo Silva vão desaparecer assim que existam outras opções.

Se Gaitán também sair, o que não me deixaria admirado, sobra um único extremo de qualidade indiscutível: Toto Salvio. Todos os outros serão tiros no escuro. Sulejmani era quarta opção na época passada e passar a titular parece-me demasiado para a sua capacidade. Ola John regressou com mais vontade mas ninguém me garante que esta não se esfuma de um momento para o outro (ele é especialista nisso). Pizzi nunca sequer vestiu a camisola encarnada e embora goste dele, parece-me curto para quem há pouco tinha Markovic, Gaitán e Salvio. E Candeias é mesmo para quê?

Por fim, na frente há Lima e Derley. Sim, Cardozo já não devia contar. Sempre o defendi mas para este modelo de jogo não dá… Jara anda ali a fazer número e Nélson Oliveira nem isso.

Uma pré-época cheia de nevoeiro, marcada pelo desmantelamento de uma equipa fantástica e pela compra de um camião de promessas e de jogadores de fraca qualidade (Candeias diz olá!). As compras de um guarda-redes, um ou dois médios (dependendo da permanência ou não de Enzo) e de um avançado são absolutamente essenciais. Já nem falo de um substituto de Gaitán, vou fingir que acredito que ele fica. E estou a ser optimista em relação às respostas dos centrais candidatos à vaga de Garay. Mas falo de reforços a sério, nada de brincar aos entrepostos. É que dos muitos que já chegaram, só dois ou três escapam à mediocridade. É difícil ser Benfiquista por estes dias… “Sou de um clube vendedor, que na venda sem pudor, nunca encontrou igual…”.

GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO ENTRE EM https://www.facebook.com/palavrasaoposte, CLIQUE ‘GOSTO’ E ACOMPANHE OS ARTIGOS DIÁRIOS DO PALAVRAS AO POSTE! 

joni_desenho

Joni Francisco

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s