Home

Notícias generalistas em Portugal são normalmente coisas abstractas que recorrem ao sensacionalismo para vender, sem o mínimo de pudor ou respeito pelos intervenientes e leitores.
Pseudo jornais como o Correio da Manhã são useiros nesse tipo de esquema, que funciona porque infelizmente a inteligência das pessoas é reduzida e a sua avidez por confusão, polémica e vida dos outros está nos píncaros.

Nas últimas semanas, por exemplo, tivemos visitas de um clube nacional à FIFA e à UEFA e um congresso internacional realizado em Portugal, pelo mesmo emblema, com a presença de vários clubes de relevo e com figuras destacadas do negócio do futebol que foi totalmente ignorado pela grande maioria da comunicação social lusitana. No mesmo período de tempo presenciamos a RTP – essa estação de serviço público deprimente – a dar um tempo de antena gigantesco a Pinto da Costa para este falar do parque automóvel e do crescimento da hotelaria em Luanda, num programa desportivo. Muito interessante e pertinente, uma gestão de informação de topo.

A última confusão mediática que se instalou na vida dos portugueses foi o dramático não cumprimento de Cristiano Ronaldo a Michel Platini na entrega das medalhas para os atletas do Real Madrid na final do Mundial de Clubes.

Após o sucedido começaram as partilhas e citações desenfreadas nas redes sociais sem que ninguém se tenha dado conta de que estava a fazer parte de um processo de divulgação de uma clara “não-noticia”.

Ronaldo já tinha recebido anteriormente o prémio de 2º melhor jogador da competição e nessa altura cumprimentou Michel Platini. Na entrega das medalhas voltou a encontrar o francês que estava em amena cavaqueira com Carlo Ancelotti e decidiu não esperar por ele, eventualmente até porque já o teria cumprimentado. Essa informação, obviamente que foi muito discretamente difundida, afinal vende pouco e rende poucas manchetes e conversas de café.

Se a estupidez e a falta de profissionalismo de quem partilha este tipo de informação não têm limites, o que dizer de quem a lê, vê o vídeo e por exemplo não estranha, ver CR7 a estender a mão a Blatter – que o ridicularizou de uma forma que ninguém mais conseguirá superar – para depois ignorar Platini? A malta gosta de sangue, confusão, tragédia, polémica que nem sequer se preocupa em tentar perceber a honestidade e a qualidade da informação.

É por isso que idiotices como reality shows que recorrem a peixeirada e se resumem a explorar o que de pior tem o ser humano como a coscuvilhice da vida alheia, são sucessos inabaláveis. Não estamos preocupados com a qualidade daquilo que lemos e muito menos se é veredicto ou real, desde que desperte confusão e inflame as massas, viveremos felizes para sempre.

GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO
ENTRE EM https://www.facebook.com/palavrasaoposte, CLIQUE ‘GOSTO’
E ACOMPANHE OS ARTIGOS DIÁRIOS DO PALAVRAS AO POSTE!                     

SONY DSCBruno Gomes

One thought on “Somos todos imbecis?

  1. A ideia que fica deste exagero no que a sensacionalismo diz respeito é que estamos a precisar de doses diárias de auto estima.
    A elevação de Cristiano Ronaldo à categoria de (quase) deus, com o “diário do melhor do mundo” (CM TV diariamente e em dose dupla) com as constantes notícias de “mais um record” a suplantar Messi, da namorada(?) que “faz sucesso” como modelo e que lhe “rouba os boxers”, e agora esta de não ter cumprimentado Platini (bem feita porque o malandro do Platini não gosta dos portugueses e só por isso devemos todos fazer os mesmo) leva-nos a pensar que no enteder da comunicação social devemos colocar a nossa auto estima nacional ao nível dos pés de uma jogador de futebol. Porra, que país é este?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s