Home

José Mujica, carinhosamente conhecido como Pepe Mujica, foi até ao passado dia 1 de Março o Presidente da República do Uruguai. Sim, não é engano, esse mesmo da foto, desgastado pela idade e pelas lutas, com os seus olhos escavados na cara, o seu bigode farfalhudo, o seu sorriso gentil… Enfim, todo aquele aspecto que não estamos habituados a ver em líderes políticos.

Mas José Mujica é mais do que um senhor de idade e aspecto popular que chegou a presidente do Uruguai. Todo ele é uma bandeira da esquerda liberal, todo ele é humildade, todo ele é sabedoria. Pepe Mujica ficou conhecido como o líder mundial mais humilde de todos, não descurando as suas raízes mesmo depois de chegar onde chegou. Viveu – e vive – na sua humilde quinta, não veste aqueles fatos ‘presidenciáveis’, não usa gravata, não cai em clichés nem cede a pressões.

Quando chegou a presidente, no ano de 2010, Mujica marcou logo a diferença. No Uruguai já se sabia que seria um líder diferente. Os uruguaios rejubilaram ao ver um dos seus como líder. Mujica recusou os luxos do palácio do presidente, continuando a viver na sua humilde quinta com galinhas, gado… e uma cadela com uma pata a menos (atropelada pelo tractor de Mujica) que o segue alegre para todo o lado. O salário de presidente, interessante por sinal, foi em grande parte canalizado para instituições de caridade, em particular para as dedicadas a pessoas sem-abrigo.

Pepe Mujica também não se desloca num moderno e escuro automóvel, de vidros fumados e motorista particular. Opta pelo seu VW Carocha de 1987… Azul celeste, claro está!

Muito se começou a falar sobre a real conta bancária de Pepe Mujica e muitos garantem que não terá assim tão pouco dinheiro quanto quer parecer. Sabem o que vos digo? Interessa-me muito pouco. Porque Pepe Mujica me explicou o verdadeiro significado de pobreza e riqueza: “Pobre é aquele que necessita de muito e quer mais e mais”.

São as ideologias de José Mujica que o tornam um símbolo, um idolo. Não a sua conta bancária. Mujica apresenta-se, de resto, como um acérrimo crítico do capitalismo e deixa a mensagem: “Quando compramos algo, não pagamos com dinheiro, pagamos com o tempo de vida que tivemos que gastar para ter esse dinheiro. Todavia, se temos muito dinheiro, temos que gastar tempo a controlá-lo e que não o roubem. E, no final, somos um pobre escravo que já não tem tempo para viver”.

José Mujica não só puxou o Uruguai para a Esquerda, como também procurou tornar o país mais justo, mais civilizado, e de mente aberta. Permitiu a venda de canábis no país, permitiu o aborto, permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo… E justifica: “Reconhecemos o matrimónio igualitário porque acontece em todo mundo e é estúpido não reconhecê-lo. Tratamos de combater o narcotráfico pela via da regulamentação do mercado, não que estejamos de acordo com o consumo de droga. Porém, pior que a canábis, é o narcotráfico… Esse critério, tratamos de abrigar em todas as políticas, reconhecer a realidade, por mais que não agrade, porque reconhecê-la é tratar de retirar os efeitos negativos que aquela realidade pode ter. Olhe, isso nem é de esquerda, isso deveria ser o senso comum”.

Deixo-vos mais três frases de José Mujica, assim como espero ter deixado vontade no leitor para que procure mais sobre ele. Porque há mais, muito mais sobre a sua história que merece ser divulgado. Espero ter feito a minha pequena parte.

– “O poder não muda as pessoas, só revela quem realmente são”;

– “Vamos investir primeiro em educação, segundo em educação, terceiro em educação. Um povo educado tem as melhores opções na vida, e é muito difícil que os corruptos mentirosos os enganem”;

– “Se eu tivesse muitas coisas, teria que me ocupar com elas. A verdadeira liberdade está em consumir pouco”.

GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO ENTRE EM https://www.facebook.com/palavrasaoposte, CLIQUE ‘GOSTO’ E ACOMPANHE OS ARTIGOS DIÁRIOS DO PALAVRAS AO POSTE! 

joni_desenho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s