Home

[artigo originalmente publicado no blog Aliteração em H]

As pessoas estão erradas. É preciso odiar os bons escritores quando morrem, e não o contrário. Quero dizer: ao invés de amá-los mais, de louvá-los mais, é preciso odiar mais os bons escritores após a morte. Os maus escritores, vivos ou mortos, tanto se nos deve dar. Mas aos bons deve impedir-se que morram — e puni-los em anuência, se a tal for necessário chegar-se –, no acto egoísta de nos apartarem das suas palavras.

Um destes dias, terminando de ler o inacabado Alabardas, Alabardas, Espingardas, Espingardas compreendi ser preciso odiar o Saramago. Não por nada, que ele não merece ser odiado, senão por não ter terminado a história que tão bem gizou, essa a que perante os nossos olhos felinos começou a deslaçar o novelo, justapondo as palavras umas às outras com aquela precisão afinal tão óbvia e natural, tão insólita e absolutamente precisa, discretamente surrealista. De algum modo, incomoda-me poder acabar de ler algo que ele não pôde acabar de escrever.

Porque fica assim rompido o contrato. A obra que devia sobreviver ao escritor pode afinal morrer com ele e não chegar nunca, portanto, a fazer-se do leitor de quem é por direito. Há dias escrevi sobre as palavras que os escritores não dizem, e que são sempre mais do que as restantes. Fica a ideia — e a certeza — de que o Saramago as levou consigo, e que quase todas estavam ainda por dizer. Pior: a sua publicação inacabada, póstuma, não alcança nada senão em tornar manifesto o corte, agressiva a interrupção, vazio o gosto na boca. Abre-se o livro, chega-se-lhe ao fim num trago, e torna-se a fechá-lo com a sensação nua, desertificante, de se ter cometido um crime; de não se lhe ter direito.

Hugo-line-drawing-papHugo Picado de Almeida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s