Home

Nos últimos dias tem circulado insistentemente pela imprensa nacional e internacional o interesse do Sporting no avançado John Guidetti. Se o “Rooney Sueco” vestirá ou não de verde e branco não sei, mas é demasiado evidente que é este o tipo de jogadores que os leões necessitam de contratar.

Na minha opinião um plantel constrói-se primeiro fortalecendo o onze, e depois contratando alternativas credíveis e encontrando espaço para os jovens da formação. Quando a temporada passada terminou ficou sempre a ideia que o bem organizado conjunto de Leonardo Jardim sofreu com as graves ausências de um médio ofensivo de classe e dois extremos de qualidade.

No início desta época, tendo em conta que o orçamento leonino era escasso e o onze necessitava urgentemente de sarar essas lacunas, foi um erro ter apostado em tantos jogadores de qualidade duvidosa que apenas serviram para reforçar o banco e a bancada.

O barato muitas vezes sai caro e é evidente que os leões têm de escoar elementos que poucos acrescentaram, como Rosell ou Naby Sarr, e desfazer-se das eternas falsas promessas de Diego Capel ou André Martins.

Analisando o actual plantel e tendo em conta que, com excepção de Nani, ninguém à priori abandonará Alvalade, é urgente que os leões encontrem um camisola 10 de qualidade indiscutível – João Mário é claramente um 8 -, um extremo desequilibrador (ou dois, caso Carrillo saia) e um avançado – já que Montero é irregular, Tanaka está longe de ser uma referência e Slimani sozinho é demasiado curto.

Um médio que constitua uma real alternativa a William Carvalho e um central de grande gabarito, não sendo prioridades, também seriam negócios a pensar.

Os craques não são baratos e se o Sporting realmente quer vencer o título tem mesmo de fazer um esforço e investir em gente de qualidade indiscutível e que faça a diferença. Na situação actual dos leões o ideal seria recrutar jovens talentos para potenciar e encher os cofres com vendas. No entanto, tendo em conta o perfil do plantel verde e branco, a aposta em jogadores dessas características mas com alguma experiência competitiva e em jogadores feitos, com capacidade de acrescentar qualidade no curto prazo, devem ser as prioridades.

Guidetti encaixa perfeitamente nas características. Tem 23 anos – ainda pode proporcionar uma grande transferência – tem rodagem em ligas competitivas, grande capacidade técnica e entraria automaticamente no onze da equipa de Alvalade. A qualidade do jogador é indiscutível; Se renderá ou não depende de outros factores, mas na situação actual – em final de contrato, a pedir 3,5 milhões de euros como prémio de assinatura e 1milhão por época em salários – é uma aposta que os leões devem fazer, já que dificilmente encontraram no mercado alguém melhor a preços mais simpáticos.

Bryan-Ruiz-Gonzalez-Costa-Rica

O costa-riquenho Bryan Ruiz podia ser uma enorme mais valia em Alvalade

Se a Guidetti se juntasse Bryan Ruiz – tem 29 anos e dificilmente dará lucro futuro, mas também está em final de contrato e tem classe para ser o 10 dos leões e fazer estragos por pelo menos mais dois anos – e um extremo irreverente como Pardo ou Jesus Corona, os leões finalmente teriam poder de fogo para intimidar os rivais e resolver com relativa facilidade os seus problemas internos. Balanta – há meses a secar no banco do River Plate – ou Danilo Pereira – já demonstrou que merece o salto – seriam opções muito interessantes para as lacunas não prioritárias.

Apesar de os compreender de forma relutante, não gosto nada de tectos salariais. Acredito que a discrepância de valores entre o plantel não pode ser muito elevada, mas creio que a gestão do orçamento como um todo é mais benéfica do que as amarras dos tectos salariais. Percebo que seja caro investir num Guidetti, mas mais dispendioso é apostar em “Rabias”, “Heldons” e companhia. O barato sai caro; esta época os leões precisam contruir primeiro o onze – com mais-valias claras que os aproximem dos rivais – e só depois pensar no banco.

Bruno que prepare a vassoura para depois passar o cheque, a casa tem de estar bem arrumada para receber alguns “Guidettis”.

GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO ENTRE EM https://www.facebook.com/palavrasaoposte, CLIQUE ‘GOSTO’ E ACOMPANHE OS ARTIGOS DIÁRIOS DO PALAVRAS AO POSTE!                     

SONY DSCBruno Gomes

One thought on “Guidettis

  1. Gostei do post. Infelizmente para mim perde credibilidade quando leio a sua opinião sobre o André Martins.

    Cumprimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s