Home

O “Palavras ao Poste” tem estado em hibernação por falta de tempo e muita vezes por alguma falta de vontade e cansaço mental – pelo menos da minha parte – em discutir certos temas que às vezes são contraditórias e nos levam a repensar a exposição pública da nossa opinião.

A mudança de Jorge Jesus da Luz para Alvalade foi um desses casos. Toda a gente sabe o apreço que venho demonstrando ao longo dos últimos anos pelo ex treinador encarnado, mesmo que muitas vezes censurasse o seu comportamento explosivo. Tenho evitado falar na sua mudança, mas hoje é mais forte do que eu…

Ao atravessar a estrada JJ mudou a política de contenção anunciada no Benfica para esta temporada e iniciou uma autêntica guerrilha comunicacional entre águias e leões onde tudo serve para atacar as bases do projecto que está a ser construído em Alvalade. Quando Jesus batia em polícias e em adversários era defendido até à morte por ser um “defensor” do grupo e dos adeptos. Hoje não pode provocar os adversários – o que sempre fez e é condenável – que é colocado como um marginal detestável, sem escrúpulos e mau carácter.

Desde o início da época têm sido ataques atrás de ataques onde se destacam a choruda indemnização que o anterior clube pede ao treinador e o famoso episódios dos SMS que até hoje a opinião pública está à espera que os encarnados provem existir.

O Football Leaks que se poderia chamar Record Leaks – já que o Record anuncia documentos e fala do site antes mesmo dele estar no ar… nada suspeito – ou Sporting Leaks – já que 90% das notícias são basicamente sobre os leões – é apenas mais um ataque velado à estabilidade que dificilmente os leões conseguirão manter em Alvalade.

Este processo chocou muita gente e parece ter feito delirar rivais e imprensa que se esqueceram de discutir o que realmente é essencial nos documentos divulgados por esse portal parceiro do jornal da, insuspeita, Cofina.

Proponho-me então a fazer uma pequena reflexão sobre todos os documentos relativos à SAD leonina e que agora andam nas bocas do povo:

– O famoso draft do lambe botas oficial do Vieirismo mais não é do que um rascunho em word de um documento que nunca saiu do papel e que até o roupeiro do Sporting conseguiria copiar na internet. Além disso não estava assinado por ninguém nem prova absolutamente nada contrariamente ao que verbalizou insistentemente a lontra criteriosa.

– Quanto aos negócios Cervi, Danilo, Bruno Paulista e Jesus, sendo verdade não vejo qual é o mal. O Sporting cometeu alguma ilegalidade? Vendeu o mesmo jogador três vezes? Comprou alguém ou vendeu para os mesmos clubes de sempre a valores muito acima do valor de mercado? Algum funcionário leonino tem algum gabinete de tráfico de cocaína no estádio? O clube de Alvalade subornou algum árbitro ou dirigente federativo? O Sporting pagou viagens e prostitutas a alguma personagem sombria do mundo do futebol em troca de favores? Houve alguma comissão de vários milhões de euros desnecessariamente paga a algum empresário? Os leões voltaram a utilizar o esquema fraudulento com que Paulo Pereira Cristóvão ficou célebre na anterior gestão?

A resposta a todas essas perguntas é a mesma: não. Logo não sei porque se perde tanto tempo a discutir este assunto. Outros emblemas oficialmente pagaram menos mas mesmo assim contrataram os jogadores. Se calhar pagam mais por fora ou os jogadores são todos dos novos clubes desde pequeninos. O dinheiro fala sempre mais alto, menos no nosso futebol…

A única coisa que realmente deveria preocupar os sportinguistas é o facto do Sporting ter os seus contratos expostos em praça pública e não ter extremos de topo e um lateral direito acima da média quando afinal tem dinheiro para fazer as propostas generosas que tem feito por aí.

O resto é típico do portuguesinho palerma e desinformado que prefere discutir peaners em vez do essencial. Se o dedo da comunicação social deve estar apontado à direcção de Bruno de Carvalho não é por isto, muito menos por Mosquito nenhum – basta ir à CMVM que o negócio Bruno Paulista tem essa informação -, mas sim pelo constante elogio que faz ao seu próprio trabalho para depois andar sempre em sofrimento para garantir mais-valias para o plantel e para renovar com os jogadores leoninos.

Se há coisa que se possa criticar no Sporting é a inabilidade em contratar mais valias – Cervi por exemplo estava a ser negociado desde Abril !!! -,a demora a tratar de processos de renovação – Dier ou Carrillo são exemplos disso – e a forma desprezível como Bruno de Carvalho despachou Marco Silva: a resposta do treinador à nota de culpa ainda deixa a direcção leonina pior na fotografia.

O departamento de comunicação dos leões também merecia uma referência, mas os inspectores da bola estão mais interessados em discutir os drafts desta vida… De qualquer forma adorava perceber para que são gratificados os quadros de comunicação em Alvalade já que ninguém se chega à frente para alertar o presidente leonino, que fala demais, muitas vezes de forma desnecessária e que não deve censurar adeptos do Sporting porque não concordam com ele. O discurso à “La Fidel Castro” na última assembleia geral leonina e a presença no programa Prolongamento da TVI24 são um perfeito exemplo daquilo que um líder legitimado, que acolhe a simpatia dos adeptos do seu clube – a dos outros não interessa para absolutamente nada – e que não tem oposição possível não deve nunca fazer.

A gestão da comunicação do Sporting não pode ser feita pelo facebook do presidente. Os leões têm profissionais remunerados que devem, esses sim, perder o seu tempo a desmascarar paineleiros sem educação onde a gordura tolha o desenvolvimento cerebral e que estão no ar para se contradizerem, auto-humilharem e defenderem com unhas e dentes o lambe-botismo de modo a justificarem a sua obesa avença mensal.

PS: Luís Filipe Viera fez aquilo que se impõe a um líder de uma grande instituição como o Benfica depois dos incidentes que poderiam ter vitimado adeptos do Atlético de Madrid no Vicente Calderón. Pena que há poucos meses atrás quando a mesma situação aconteceu em Alvalade se tenha escondido atrás do “folclore” do inenarrável Mister Burns. As vidas espanholas valem mais que as portuguesas. Ou então os castigos da UEFA são mais sérios do que os aplicados em Portugal.

GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO ENTRE EM https://www.facebook.com/palavrasaoposte, CLIQUE ‘GOSTO’ E ACOMPANHE OS ARTIGOS DIÁRIOS DO PALAVRAS AO POSTE!                     

SONY DSCBruno Gomes

One thought on “Coisas que importam

  1. Bem bom que voçês voltaram, mesmo que seja por menos vezes, a vossa opinião, pelos menos para mim, é válida!

    Em relação a esse caso, felizmente, está já no seu sim. O leaks já nem funciona e isto só prova que foi uma “cena” só com o propósito de atingir um Clube.

    No que diz respeito aos últimos acontecimentos, só uma resta fazer uma pergunta ou duas! E se fosse o Sporting C.P. a “dar” prendas, o que se diria? Antes era um problema “dar” fruta e café com leite, agora é o quê?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s